02/10/2021

MIREM-SE NESSE EXEMPLO: MPRS DOA CELULARES APREENDIDOS PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA

MP doa quase mil celulares apreendidos para estudantes

Um projeto do Ministério Público do Rio Grande do Sul já repassou quase mil celulares apreendidos com criminosos para estudantes da rede pública. A iniciativa, batizada de Projeto Alquimia II, visa reforçar o aprendizado de alunos de baixa renda em atividades remotas.

– É uma marca histórica. Quando nós iniciamos, nós imaginávamos que tínhamos condições de transformá-lo, de fazer com que fosse algo grandioso. Iniciamos esse projeto assim que verificamos que a pandemia não era algo passageiro. Começamos a verificar algumas campanhas nas escolas pedindo telefones celulares, mas que não estavam tendo muito sucesso. É um bem caro, e pra pessoa se desfazer é só mesmo quando ele não está mais funcionando – disse o promotor de Justiça de Osório, no Litoral Norte, Fernando Andrade Alves, ao portal G1.

Ainda de acordo com o promotor, os aparelhos não vêm só de apreensões em presídios.

– Ampliamos muito o projeto, ele não se resume hoje a celulares apreendidos em penitenciárias, porque nós vimos que o aproveitamento não era tão grande quanto imaginávamos. Passamos a pegar smartphones de outros procedimentos criminais, de processo de apreensão em flagrante, tráfico de drogas – cita.

A restauração dos aparelhos ocorre através de uma parceria com uma associação e uma loja da cidade de Osório.

– Identificamos que 75% dos alunos teriam acessado às plataformas, então havia por volta de 1/4 dos alunos que ainda não tinham acesso às atividades virtuais. Temos um retorno excelente, nenhum dos alunos que recebeu reprovou ano passado – comemorou o promotor.

Ainda de acordo com Fernando, o projeto continuará funcionando mesmo após o retorno total às aulas presenciais, uma vez que o aparelho continua sendo necessário para pesquisas e comunicação.

Nenhum comentário: