15/10/2021

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA DIZ 'NÃO TER COMPANHEIRA' EM ENTREVISTA A REVISTA MARIE CLARIE

Em entrevista, Fátima evita falar de intimidade e diz que não tem “companheira”

Em entrevista concedida à revista Maria Clarie, a governadora Fátima Bezerra (PT-RN) falou sobre sua orientação sexual, mas evitou e até foi impedida pela assessoria, em dado momento, de falar sobre sua vida pessoal. A gestora estadual, única governadora do Brasil atualmente, diz sofrer ataques homofóbicos com frequência e afirma que isso tem sido bastante impulsionado ultimamente com as redes sociais.

“Tenho sido duramente atacada. E há também os ataques de natureza misógina, pelo fato de eu ser mulher. Na verdade, eu diria que a violência maior que tenho sofrido é a de gênero. De tentar desqualificar a gente. Fazem caricaturas, criam versões como se não tivéssemos capacidade. Aí eles vêm com tudo, com a minha condição de mulher, do ponto de vista da orientação sexual, vêm com todos esses preconceitos e cheios de ódio. Eu não vou citar exemplo porque não vale a pena repetir a violência”, disse a petista durante a entrevista.

Fátima também foi questionada sobre como sua família encarou o fato de ela ser lésbica, o que ela preferiu não responder. Apesar de evitar o tema, ela afirmou que em sua família aprendeu “os valores da solidariedade” e “o amor ao próximo com atitudes concretas”.

A revista perguntou ainda se em algum momento algum marqueteiro político ou assessor falou que “a sua orientação sexual não pode ficar nítida” para não “atrapalhar a política”. Neste momento, a secretária de Comunicação do Governo, a jornalista Guia Dantas, pediu, segundo a publicação, que o assunto fosse encerrado.

“É que preferia contar do que estou fazendo como governadora. Não me leve a mal, não estou fugindo da pergunta. Quem me conhece sabe que tenho uma coisa dentro de mim, respeito muito as questões das pessoas. E não posso falar só por mim, tenho que olhar do ponto de vista do outro, o outro tem suas inseguranças”, disse Fátima.

Nesse momento ela é questionada se a referência a “o outro” seria à sua “companheira”. Ao que Fátima responde: “Não, não estou falando da minha companheira porque nem tenho companheira”.

“Eu acho que o mais importante é deixar claro que nunca me omiti. Inclusive, basta olhar os meus programas de governo. A gente tem um compromisso com a luta em defesa da diversidade, o combate à LGBTfobia. O racismo, o machismo, isso não se coaduna com a tese do mundo civilizado que queremos”, afirma a governadora.

Portal Grande Ponto

Nenhum comentário: