02/09/2021

MEMBROS DO TALIBÃ ARMADOS FICAM NO ESTÚDIO ENQUANTO TV AFEGÃ GRAVA PROGRAMA

TV afegã grava programa com membros do Talibã armados no estúdio

Um grupo de militantes do Talibã entrou no estúdio de uma televisão no Afeganistão durante a transmissão de um telejornal no último fim de semana e vigiaram o âncora enquanto ele falava que o grupo não deveria ser temido após a saída dos EUA. As cenas, que viralizaram em redes sociais, receberam críticas de jornalistas de diversos países.

Na primeira imagem, dois homens armados aparecem imediatamente atrás do jornalista, que lê o texto pedindo cooperação da população com o novo regume. Em seguida, aparece outra imagem, que mostra pelo menos outros seis talibãs, todos armados, dentro do estúdio.

A jornalista Yalda Hakim, da BBC, compartilhou o vídeo em seu perfil no Twitter. “Surreal. Essa é a cara do debate político na televisão afegã agora, soldados do Talibã vigiando o âncora. O apresentador fala sobre a queda do governo Ghani e diz que o Emirado Islâmico (novo governo do país) diz que o povo afegão não deve ter medo”, diz o texto.

Outro vídeo, um pouco mais longo, foi publicado no perfil de outro jornalista da emissora britânica, Kian Sharifi. Essa versão mostra o âncora, Mirwais Heidari Haqdoost, entrevistando um dos talibãs presentes no estúdio. Os homens armados seriam a escolta do entrevistado.Em outro post, Sharifi esclarece que o vídeo foi no estúdio da TV Afghanistan, o apresentador passa bem e o programa, chamado Pardaz, já teve outra edição, discutindo o futuro do Afeganistão após o fim da intervenção dos EUA, encerrada na madrugada da última terça-feira. Nessa outra edição, não aparecem homens armados.

terrabrasilnoticias

Nenhum comentário: