06/09/2021

MANIFESTAÇÕES DE 7 DE SETEMBRO - QUEM SÃO OS PRODUTORES RURAIS QUE VÃO PARTICIPAR

Quem são os produtores rurais que vão participar das manifestações de 7 de setembro

Entre os diversos grupos que deverão participar dos atos convocados para o próximo dia 7 de setembro a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro, entidades ruralistas despontam nas redes sociais como as principais organizadoras das mobilizações. Integrantes do Movimento Brasil Verde e Amarelo, os ruralistas defendem pautas como a liberdade do Brasil, afrouxamento de regras ambientais, obras de infraestrutura, entre outros pontos.

O grupo, composto por mais de 100 associações e sindicatos ligados ao agronegócio, surgiu em 2017 para contestar a decisão do STF de declarar a constitucionalidade da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) sobre o produtor rural pessoa física, um impasse que segue até hoje, com uma dívida do fundo já passa dos R$ 10 bilhões.

Entretanto, o Movimento Brasil Verde e Amarelo ganhou notoriedade nos últimos meses depois que passou a encampar a defesa do governo. Ruralistas do movimento foram os principais organizadores dos atos pró-governo do dia 15 de maio deste ano. Naquela ocasião, os manifestantes criticavam as medidas de restrição impostas pelos governadores em diversos estados por conta da pandemia.

“É um momento mágico para o agronegócio, uma movimentação pela liberdade e pela democracia. Foi um movimento ordeiro, inclusive com a presença de muitas famílias. Não foi uma comemoração, mas sim um ato pela nossa pátria. Estamos aqui lutando pela liberdade, democracia, independência dos três poderes e pelo voto auditável. É um momento de dar apoio ao presidente e seus ministros, que estão fazendo um trabalho de excelência. Me sinto orgulhoso dos nossos produtores rurais que estavam presentes, mesmo neste momento de pandemia”, afirmou naquele dia Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja Paraná.

No mês passado, o Movimento Brasil Verde e Amarelo tentou organizar um churrasco para cerca de 2 mil ruralistas com a presença do presidente Bolsonaro na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. A prefeitura havia concedido um decreto que permitia a realização do evento, mas a Justiça entendeu que liberação feria as regras sanitárias do Estado de São Paulo para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 – que autorizavam a ocupação de até 60% de estabelecimentos e não permitem a realização de eventos do tipo. Após a decisão judicial, a prefeitura cancelou o aval.

Além do Movimento Brasil Verde Amarelo, a mobilização pró-governo conta com o apoio de outros grupos, como a União Democrática Ruralista (UDR) e o Sindicato Rural de Uberlândia (MG).

Clique no link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: