20/08/2021

RN RECEBE NO MÊS DE AGOSTO RECORDE DE VACINAS CONTRA COVID, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

RN recebe em agosto recorde de doses de vacina contra covid do Ministério da Saúde

Agosto já é o mês com o maior número de doses de vacinas contra a covid-19 recebidas do Ministério da Saúde pelo Rio Grande do Norte desde que os repasses foram iniciados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Durante este mês, até o último dia 16 de agosto desde ano, o Estado tinha recebido 556.020 doses. Com um novo lote que desembarcará no RN nesta sexta-feira (20), o Estado já ultrapassa as 700.880 doses recebidas em agosto. O recorde era de 645.790 doses, em julho. Ao todo, o RN já recebeu 3.025.730 doses desde janeiro. E está sendo justamente neste mês de agosto que os municípios potiguares têm conseguido avançar cada vez mais na vacinação, com 58 cidades, incluindo Natal, já vacinando acima dos 18 anos.

De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), Kelly Lima Maia, o Estado vai bater esse recorde nesta sexta-feira (20), quando 144.860 doses de Butantan/Sinovac (67.860) e Pfizer (77.000) irão desembarcar no Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

“Está dentro do previsto. O Ministério da Saúde tinha dito que esse mês seria o de maior envio de doses em todo o país. Vamos bater esse recorde já agora nesta sexta-feira, a maioria para D1, então vamos conseguir ampliar muito e acreditamos que até o final de agosto a gente tenha conseguido vacinar 100% ou mais de 90% do grupo prioritário. A ideia é que possamos iniciar, no mês de setembro, a vacinação de crianças e adolescentes”, comenta Kelly Lima Maia.
A respeito do início da imunização dos jovens entre 12 e 17 anos, a Sesap promoveu uma reunião na última quarta-feira (18) com os municípios do Rio Grande do Norte e ficou pactuado que, mesmo com a autorização do Ministério da Saúde em relação aos imunizantes para a vacinação dos adolescentes, será necessário um início em conjunto entre todos os municípios.

“Acredito que na primeira semana de setembro já estejamos vacinando esse grupo. Tivemos uma reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), o MS já sinaliza que a vacinação pode acontecer nesse público, mas devem-se priorizar adolescentes gestantes, com algum tipo de deficiência ou comorbidade. Pretendemos iniciar dessa forma aqui no Estado e ontem pactuamos com os municípios que, mesmo aqueles que estejam já vacinando 18+ há algum tempo e já tenham a clareza de já terem atingido todo esse público, eles vão precisar aguardar para que consigamos nivelar e começar o processo de forma junta”, citou.

Para continuar avançando na vacinação, o Rio Grande do Norte terá dois dias exclusivos para vacinação das pessoas que estão com atraso na segunda dose. A Sesap distribuiu, nesta quinta-feira (19), 155.775 doses para todos os municípios. A fila de atraso está em 61.628 pessoas.

Em nota técnica, emitida nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) detalhou o quantitativo de doses que será enviado para cada município, totalizando 155.775 doses exclusivas para D2. Seguindo o Plano Nacional de Imunização, as doses são destinadas aos: profissionais da Educação Infantil; trabalhadores portuários; profissionais da saúde; pessoas com comorbidades e pessoas portadoras de deficiência permanente; gestantes e população geral na faixa etária de 49 a 45 anos de todos os municípios do Rio Grande do Norte.

Os municípios com maior número de cidadãos com a segunda dose em atraso são: Natal (20.980), Mossoró (6.971), Parnamirim (3.476) e São Gonçalo do Amarante (2.618).

Através de discussão na Câmara Técnica da Vacina, a Sesap recomenda e solicita que todos os municípios do RN, através das Secretarias Municipais de Saúde, mobilizem suas equipes a fim de sensibilizar a população para tomar a segunda dose da vacina Covid-19 e completar o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.

Ícaro Carvalho - TN

Nenhum comentário: