Católicos celebram festejos de Santo Antônio
Os festejos alusivos ao primeiro santo do período junino, Santo Antônio, conhecido popularmente como o 'santo casamenteiro', encerram-se neste domingo (13) com missas e uma procissão motorizada. Em virtude da pandemia, as missas irão acontecer seguindo os protocolos de biossegurança contra a covid-10. Não será permitida a entrada de pessoas sem máscaras na Igreja de Santo Antônio, mais conhecida como a Igreja do Galo, na Cidade Alta, e o número de fiéis será reduzido.
O Pão dos Pobres, rito sagrado em memória ao feito de Santo Antônio, será entregue aos fiéis nos horários de missa. O gesto serve para lembrar que o pão deve ser sempre partilhado com quem mais precisa. A procissão, outro momento aguardado pelos devotos, não será realizada no modelo tradicional, com os fiéis percorrendo as ruas no entorno da Paróquia. Será feita uma procissão motorizada e os fiéis poderão acompanhar a imagem em veículos ou durante a passagem pelas residências.
Os feitos de um dos santos mais populares do Brasil, vão além da crendice de quem desejar casar. Santo Antônio foi uma figura que teve uma vida cristã dedicada ao cuidado dos pobres. Ele decidiu ser Franciscano e pregar o evangelho após ter conhecimento da história dos Mártires de Marrocos. Com a missão, chegou a Itália e se encontrou com São Francisco. Se tornou um Frade Franciscano, um grande pregador e um homem intimamente ligado às necessidades dos mais pobres.
A inquietação marcou um momento na vida de Santo Antônio que até hoje ainda é lembrada e serve de exemplo nas celebrações do dia 13 de junho: o rito do pão dos pobres. Conta-se que ao avistar as pessoas que chegaram no convento em busca de alimento, o Frei dirigiu-se ao refeitório e buscou todo o pão e água, que seria destinada à refeição das figuras que viviam no convento, e os entregou. Depois do feito, o guardião do refeitório quando procurou as despensas para constatar a doação, encontrou muito mais pão e água dos que haviam sido partilhados com os necessitados.
Para o Frei Luís de França, o exemplo de Santo Antônio é ainda mais vivo nos dias atuais. “Santo Antônio é o homem da palavra. Santo Antônio é o homem da Eucaristia. Santo Antônio é o homem da caridade. Essas três dimensões coexistem entre si e não se separam. A partilha do que se tem se torna, de fato, uma fartura abençoada, quando se dá prioridade aqueles que necessitam muito mais do que nós”, comentou.
Foi o cuidado com os mais vulneráveis que fez crescer a devoção dos fiéis em Santo Antônio. O exemplo da santidade é seguida todos os dias pela Igreja do Galo, que leva em sua devoção o nome e a figura de Santo Antônio. A igreja, atrelada ao convento, atende diariamente pessoas em sofrimento que buscam alimentos. Todos os domingos após a missa, os Freis saem para distribuir alimentos, água e medicamentos para a população em situação de rua, projeto conhecido como “Ronda Paz e Bem”.
Para o Frei Luís França, o serviço se torna ainda mais essencial durante o momento atual, tendo em vista o aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade. “A fome tem pressa. Não tem lockdown, não tem isolamento, para reter a fome. É algo que aumentou. Houve e há um grande esforço para atendê-la. Temos tentado e conseguido, na medida do possível, manter essas ações que são desdobramentos do Pão dos Pobres”, destacou o Frei.
Santo Casamenteiro
Santo Antônio é conhecido na tradição católica por ser casamenteiro. A fábula registra muitas simpatias, principalmente durante o período junino, por parte daqueles que querem encontrar um par. O Dia de Santo Antônio é celebrado um dia após o Dia dos Namorados.
Na história porém, segundo o Frei França, não se encontra registros oficiais do motivo pelo qual a fama de casamenteiro se espalhou. “Se diz, que Santo Antônio fez uma grande realização na Itália, através da evangelização, para conscientizar as pessoas através do sacramento e do matrimônio. Terminaram aceitando a carta do ministro e houve um grande mutirão de casamentos. Isso caiu dentro da devoção popular”, contou o Frei Luís de França.
Com informações da TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário