24/01/2020

CEARÁ-MIRIM: ACLA REQUER ESTÁTUA DE IEMANJÁ AO PREFEITO DE NATAL

A Academia Ceará-Mirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto”-ACLA, protocolizou o Ofício nº 001/2020 na Prefeitura Municipal de Natal, no dia 17/01/2020, em razão de ter sido divulgado na imprensa, que a estátua de Iemanjá, localizada na Praia do Meio, em Natal – obra do artista Etewaldo Cruz Santiago, patrono da Cadeira nº 24 da ACLA – será substituída por outra mais moderna e a antiga ficará no depósito da Secretaria Municipal de Cultura da capital potiguar.

A ACLA, como guardiã da cultura de Ceará-Mirim, está pleiteando ao Exmo. Sr. Prefeito de Natal que não ocorra essa substituição, em honra à memória de Etewaldo Santiago e da preservação de sua obra.

Dentre os pleitos alternativos formulados pela Academia, no caso de prevalecer a substituição da estátua de Iemanjá por outra, a ACLA requereu que a obra de arte de Etewaldo seja doada ao Município de Ceará-Mirim, a fim de ser fixada em uma de suas praias, dando um novo lar à Orixá (divindade) conhecida como a Rainha do Mar para os praticantes da Umbanda e do Candomblé.


Nenhum comentário: