Primeira professora com Síndrome de Down do país, potiguar é homenageada em mostra da Turma da Mônica
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/9/B/FpgZydRh2NnJxUhHnmYA/whatsapp-image-2019-12-06-at-15.40.59.jpeg)
A Donas da Rua de História homenageia 23 importantes mulheres que contribuíram para a história recente da humanidade em temas como as artes, ciência e o esporte, reinterpretadas pelas personagens da Turma da Mônica.
Nomes como o da escritora Carolina de Jesus, da artista plástica mexicana Frida Kahlo e da tenista Maria Esther Bueno estão entre as mulheres homenageadas pela exposição. Débora Seabra é a única potiguar entre as 23.
Ela é professora há mais de 10 anos e faz palestras no Brasil e em outros países, como Argentina e Portugal, sobre o combate ao preconceito. Quando mais nova, Débora sempre estudou em escolas da rede regular de ensino e se formou no curso de magistério, de nível médio, em 2005.
Em 2013, ela lançou o seu primeiro livro, chamado “Débora conta histórias”. A obra traz várias fábulas infantis que se passam na fazenda e têm animais como protagonistas. Embora sejam animais, eles precisam lidar o tempo todo com problemas humanos, especialmente o preconceito e rejeição por serem diferentes.
Em 2015, foi homenageada com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, em Brasília. Ao escolher os homenageados, a Comissão de Educação levou em consideração critérios como originalidade ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas pelos indicados ao prêmio.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário