Carros fumacê de combate ao Aedes aegypti estão sem inseticida
De acordo com a assessoria de comunicação da Sesap, a secretaria possui atualmente 30 carros fumacê, sendo que 26 deles são equipados especialmente para espalhar o inseticida pelas ruas e outros quatro são veículos de apoio.
A Secretaria de Saúde informou ainda que a falta de circulação do carro é uma situação nacional e que a previsão do Ministério da Saúde é de que o abastecimento do inseticida se normalize daqui a 45 dias.
Após receber uma denúncia de um morador do bairro de Igapó, na zona norte de Natal, a reportagem também procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ratificou a informação da Sesap de que o serviço não estava funcionando por causa da falta do produto.
Apesar da paralisação do serviço do carro fumacê, a SMS destacou que faz um trabalho de combate independente, onde os agentes de endemias levam nas costas um equipamento para borrifar a inseticida em locais que são considerados de risco para proliferação do mosquito. Atualmente, a secretaria revelou ter 650 agentes de endemias no Centro de Controle de Zoonoses.
Questionada pela reportagem através da assessoria de comunicação sobre a falta de fornecimento da inseticida aos Estados, o Ministério da Saúde comunicou que iria enviar uma nota de esclarecimento – que não foi enviada até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário