Estoque de soro contra picada de jararaca está em situação crítica no RN
Segundo a Sesap, as picadas de jararacas representam a maior ocorrência no que se refere aos acidentes com serpentes no estado e o desabastecimento é uma situação vivenciada em todo país. O problema acontece porque os laboratórios que produzem o soro estão em processo de adequação às normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, afirmou que o Ministério da Saúde, responsável por comprar e distribuir o soro para os estados, deverá enviar novas ampolas para o RN até a próxima terça-feira (6).
Diante do cenário atual, a Sesap orienta novamente a população quanto à necessidade de se reforçar os cuidados para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Entre as medidas estão evitar o acúmulo de lixo ou entulhos que possam atrair ratos; evitar colocar a mão desprotegida em buracos e cupinzeiros, folhas secas, monte de lixo, lenha e palhas; usar luvas de couro ao manejar locais onde as serpentes possam estar presentes, como matas, tocas, troncos e lenhas árvores; sapatos fechados de cano alto ao andar e caminhar na mata ou entre folhas secas; e evitar se aproximar da vegetação perto do chão, como gramados e jardins no amanhecer e entardecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário