02/08/2019

O RN NÃO TEM SORO CONTRA PICADA DE JARARACA

Estoque de soro contra picada de jararaca está em situação crítica no RN

Resultado de imagem para COBRA JARARACAO estoque de soro antibotrópico, usado em casos de picadas de jararacas, está em estado crítico no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o estoque existente nesta sexta-feira (2) é suficiente apenas para sete atendimentos graves.

Segundo a Sesap, as picadas de jararacas representam a maior ocorrência no que se refere aos acidentes com serpentes no estado e o desabastecimento é uma situação vivenciada em todo país. O problema acontece porque os laboratórios que produzem o soro estão em processo de adequação às normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, afirmou que o Ministério da Saúde, responsável por comprar e distribuir o soro para os estados, deverá enviar novas ampolas para o RN até a próxima terça-feira (6). 

Diante do cenário atual, a Sesap orienta novamente a população quanto à necessidade de se reforçar os cuidados para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Entre as medidas estão evitar o acúmulo de lixo ou entulhos que possam atrair ratos; evitar colocar a mão desprotegida em buracos e cupinzeiros, folhas secas, monte de lixo, lenha e palhas; usar luvas de couro ao manejar locais onde as serpentes possam estar presentes, como matas, tocas, troncos e lenhas árvores; sapatos fechados de cano alto ao andar e caminhar na mata ou entre folhas secas; e evitar se aproximar da vegetação perto do chão, como gramados e jardins no amanhecer e entardecer.

Nenhum comentário: