07/06/2019

RN: MP QUE EVITAR QUE O GOVERNO FECHE O HOSPITAL RUY PEREIRA

MPRN pede à Justiça que Sesap suspenda atos de fechamento do Ruy Pereira

Há cerca de dois meses, apenas, o Hospital Ruy Pereira foi denominado de referência para atendimento de pacientes vascularesA Justiça potiguar deferiu um pedido formulado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para inserir ao processo uma petição para que, em caráter de urgência, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) suspenda a produção de novos atos administrativos com o objetivo de fechar a Unidade Hospitalar Ruy Pereira, referência estadual ao atendimento vascular-cirúrgico do Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência judicial aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), na 2ª vara da Fazenda Pública de Natal. 

Antes de apreciar de fato o pedido do MPRN, o juiz estabeleceu o prazo de três dias úteis para que o Governo do Estado apresente informações quanto ao funcionamento ou desativação do Hospital Ruy Pereira. Esses elementos serão analisados pelo Juízo para fundamentar a decisão quanto à suspensão dos atos administrativos ou do processo que se encontra em curso. 

Segundo o MPRN, não existe na rede hospitalar estadual outra unidade com capacidade instalada para receber a alta demanda de pacientes hoje referenciada para esse tipo de cuidado no RN. 

A notícia do fechamento do hospital Ruy Pereira, localizado em Petrópolis, zona Leste de Natal, foi anunciada nesta semana pela Sesap sob a justificativa de “reordenar o fluxo de atendimento aos pacientes vasculares de uma forma generalizada e qualificada, mantendo a quantidade de procedimentos realizados e garantindo os leitos de retaguarda clínica”, explicou. 

A unidade hospitalar conta com 80 leitos clínicos de enfermaria e 10 leitos de UTI. O anúncio do Governo é de que o hospital encerraria as atividades no próximo dia 31 de agosto. O Ruy Pereira é o principal destino de pessoas em tratamento para problemas como o "pé diabético" e tem quase a metade dos leitos de enfermaria do Walfredo Gurgel, a maior do Rio Grande do Norte, com 182 vagas.

Nenhum comentário: