10/03/2019

TRAGÉDIA DE MARIANA COMPLETA 3 ANOS E NINGUÉM PUNIDO

Tragédia de Mariana não tem punidos após mais de 3 anos, e processo está parado

Uma escola de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, ficou totalmente destruída pela lama - 19 pessoas morreram na tragédia — Foto: Rogerio Alves/ TV SenadoQuase três anos e meio depois do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, os responsáveis pela tragédia ainda não foram punidos. O processo criminal está parado desde o fim do ano passado, sem prazo para ser retomado.


Em 5 de novembro de 2018, a lama desceu da barragem de Fundão e destruiu os distritos de Bento Todrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana, e o distrito de Gesteira, em Barra Longa. Seguiu pelo Rio Doce, fazendo estragos em mais de 40 cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, até chegar ao oceano.


A ação penal tem mais de 12 mil páginas. Corre na Justiça Federal em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira. O processo já foi paralisado duas vezes.

A Samarco afirmou que colabora com a Justiça.

A Vale declarou que nunca teve participação na gestão operacional da barragem de Fundão e que não tinha conhecimento prévio de qualquer risco de rompimento da estrutura.

A BHP, que também é dona da Samarco, informou que está comprometida com as ações de compensação pelos prejuízos causados.

Já a empresa VogBR, que deu o laudo de estabilidade da barragem, afirmou que não protocolou qualquer recurso jurídico desde o início do processo penal.

Com informações do G1

Nenhum comentário: