Refugiados podem chegar a 5 milhões
A crise na Venezuela pode fazer com que um total de mais de 5 milhões de venezuelanos tenha deixado o país até o fim deste ano, revelou nesta sexta-feira (08/03) um estudo realizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O fluxo migratório é comparável ao de países em guerra.
"Sem nenhuma mudança significativa para reverter a crise econômica, política e social na Venezuela, o número total de migrantes e refugiados pode ficar entre 5,39 milhões e 5,75 milhões até o fim de 2019", ressaltou o secretário geral da OEA, Luis Almagro.
egundo a OEA, entre 2015 e 2018, ao menos 3,4 milhões de venezuelanos deixaram a Venezuela, o que representa mais de 10% da população do país. A migração em massa sobrecarrega a Colômbia e outros países vizinhos.
De acordo com a estimativa da OEA, se a tendência atual continuar, o número total de migrantes e refugiados venezuelanos no final de 2020 pode ficar entre 7,5 milhões e 8,2 milhões.
O estudo destaca que a magnitude e a velocidade do fluxo migratório dos venezuelanos têm semelhanças com crises causadas por guerras, como na Síria e no Afeganistão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário