Estagiários reclamam de atrasos salariais e assédio moral na educação de Natal
“Este é um problema que ocorre há muito tempo. Assinei contrato de estágio com a Secretaria de Educação há um ano e nunca recebi meu salário em dia. Sei, porém, que em 2016 o valor da bolsa foi reduzido com a promessa de regularizar o pagamento, o que claramente não vem sendo cumprido. Hoje estamos caminhando para 60 dias sem salário e sem o auxílio-transporte, o que nos deixa em condição desconfortável até mesmo para fazermos o deslocamento até as unidades em que estamos lotados”, relatou.
Embora seja uma situação considerada grave, a falta de pagamento não é o único problema dos estagiários da Educação. Ainda segundo Layane, muitos estão passando por situações de constrangimento nas unidades de ensino em que trabalham, sendo assediados moralmente por professores e gestores. “A gente vê muita reclamação nesse sentido e eu mesma já passei por algo assim quando uma professora do CMEI que trabalho me destratou. Tive que procurar acompanhamento psicológico para conseguir me recuperar”, contou.
A SME, através da Assessoria de Comunicação, esclareceu que os salários referentes a janeiro já foram repassados ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL), responsável pela seleção e encaminhamento dos estagiários à Secretaria e, consequentemente, por fazer os pagamentos. Quanto ao mês de fevereiro, a informação é de que a folha foi fechada na última quarta, 28, e agora aguarda a transferência dos recursos por parte da Secretaria de Administração (Semad), sem previsão de data.
Com relação ao assédio moral, a Secretaria informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia formal dos estagiários, inviabilizando a abertura de uma sindicância para apurar os fatos. “A SME possui mil estagiários em sua rede e, até o momento, nunca recebeu nenhuma denúncia desse tipo. Pedimos que, caso de fato os assédios estejam ocorrendo, os atingidos façam uma denúncia formal para que sejam tomadas as devidas providências”, orientou a Secretaria.
Na manhã desta quinta-feira,1, cerca de 15 estagiários fizeram uma manifestação na frente da SME e entraram no prédio em busca de uma resposta às suas reivindicações. De acordo com Layane Lopes, os eles conversaram com os responsáveis do setor e receberam a informação do pagamento dos salários de janeiro, bem como da falta de previsão para a quitação dos vencimentos de fevereiro. Agora, aguardam o repasse do Instituto Euvaldo Lodi.
Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário