31/05/2016

PARECER DA CASSAÇÃO DE CUNHA

Relator entrega parecer pela cassação de Cunha

O deputado Marcos Rogério (DEM-RO), relator do pedido de cassação do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética entregou nesta terça-feira (31) o seu parecer ao presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA). Apesar de não explicitar o voto antes da leitura na Comissão para evitar a anulação do processo, membros do Conselho de Ética informaram o teor do parecer de Rogério.
O documento pede a cassação do mandato do peemedebista, mas não inclui a acusação de que Cunha teria recebido propina no esquema de corrupção da Petrobras. Segundo o relator, desta forma, o parecer não descumpre a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que poderia provocar mais demora na votação do processo pelo conselho.
Com 84 páginas, o documento apresentado por Marcos Rogério será lido amanhã (terça, 1º) na reunião do colegiado. Após a leitura, os membros do Conselho de Ética podem pedir vista ao processo, porém, segundo previsão do presidente, a votação deve acontecer até a próxima quinta-feira (9).
Marcos Rogério conta que sofreu pressão por parte de aliados de Cunha para que ele indicasse uma pena alternativa ao presidente afastado da Câmara, por exemplo a suspensão do mandato com a perda de prerrogativas. Porém, o relator afirma que tanto a omissão da verdade – quando Cunha afirmou à CPI da Petrobras que não tem contas no exterior – quanto a denúncia de ter recebido vantagens indevidas, são passíveis de cassação do mandato.

Nenhum comentário: