Dilma sanciona projeto que triplica verba pública para partidos políticos
Neste
período de popularidade em baixa em que a dependência política aumenta,
a presidente Dilma Rousseff confirmou no orçamento o aumento da verba
pública para os partidos políticos que saltou de R$ 289,5 milhões para
867,5 milhões. O aumento foi proposto pelo relator do orçamento, senador Romero Jucá e foi sancionado pela presidente Dilma nesta segunda-feira. O Orçamento Geral da União será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.
O aumento da verba destinada aos partidos políticos contrasta com a necessidade do governo de cortar gastos para cumprir a meta de superávit de 1,2% prometida pela equipe econômica. Pesou, no entanto, a necessidade política. Os presidentes de partidos aliados chegaram a enviar carta à presidente pedindo a sanção do Orçamento na parte relativa aos recursos do fundo partidário.
Este aumento dos recursos é importante para os partidos, em destaque para o PT, neste momento que está em curso a Operação Lava Jato, que levou para a prisão executivos de grandes empreiteiras do país e principais doadoras de recursos para as campanhas eleitorais. O PT anunciou semana passada que não vai mais aceitar doações de empresas – somente de pessoas físicas, o que reduz significativamente a arrecadação do partido, hoje o campeão nas arrecadações.
Um comentário:
será que p s d b, p m d b, p p s, p s b
e S O L I D A R I E DA D E vão rejeitar e criticar o governo por essa sanção?
Postar um comentário