26/10/2014

GOVERNADORES ELEITOS NESTE DOMINGO (26)



O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a conhecer o novo governador eleito no segundo turno neste domingo (26/10). O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) obteve 55,56% dos votos válidos, com 100% das urnas apuradas, superando o candidato do PR Jofran Frejat, com 44,44% dos sufrágios. A eleição no Distrito Federal ficou marcada pela renúncia da candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que foi condenado por improbidade e enquadrado na lei da Ficha Limpa.


Rio de Janeiro - Os eleitores do Rio de Janeiro reelegeram Luiz Fernando Pezão (PMDB). Com 100% das urnas apuradas, o peemedebista teve 55,7%, ante 44,2% do adversário Marcelo Crivella (PRB). Pezão foi vice-governador de Sérgio Cabral (PMDB) e tomou posse no comando do Estado em abril. Na ocasião, Cabral era cotado para disputar o Senado, o que no fim não se concretizou.

 
Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul elegeu José Ivo Sartori (PMDB) como novo governador para o próximo quadriênio (2015-2018). Com 99,9% das urnas apuradas, o ex-prefeito de Caxias do Sul teve 61,21% dos votos válidos e abriu vantagem confortável sobre o atual governador Tarso Genro (PT), que teve 38,79% e já não pode mais se reeleger.


Goiás - Com 100% dos votos apurados, Marconi Perillo (PSDB) contabilizou 57,4% dos votos contra 42,5% de Iris Rezende (PMDB) e já está reeleito no estado de Goiás. Foi a terceira vez que Marconi e Iris disputaram eleições e nas três oportunidades o tucano foi vitorioso.


Mato Grosso do Sul - No MS, as pesquisas, que apontavam empate entre os candidatos Delcídio Amaral, do PT, e Reinaldo Azambuja, do PSDB, não puderam prever o crescimento do tucano, que agora, com 100% das urnas apuradas, chegou a 55,3% dos votos, contra 44,6% do petista Delcídio. No início da disputa, Azambuja chegou a ser cotado para ser vice na chapa do adversário.

 
Amapá - Waldez Góes (PDT) venceu o candidato à reeleição Camilo Capiberibe (PSB) e vai comandar o estado do Amapá pela terceira vez. Com 100% dos votos apurados até as 19h30 deste domingo (26/10), Waldez acumulou 60,5% dos votos, consolidando a vitória sobre Camilo, que teve 39,4% dos sufrágios.


Paraíba - O candidato do PSB Ricardo Coutinho assegurou sua vitória nas eleições para governador da Paraíba por volta das 19h35 deste domingo (26/10), acumulando 52,6% dos votos e garantindo a reeleição. O tucano Cassio Cunha Lima (PSDB), que apostava na dobrada com Aécio Neves, conquistou 47,3% dos votos e acabou derrotado.


Pará - Com 99,9% das urnas apuradas no Pará, o candidato do PSDB, Simão Jatene, conseguiu a reeleição e vai comandar o estado pela terceira vez. O tucano teve 51,9% dos votos, contra 48% de Helder Barbalho, do PMDB, filho de Jader Barbalho.


Amazonas - José Melo (Pros) venceu as eleições para governador este domingo (26/10) no Amazonas. Com 99,91% das urnas apuradas, José Melo angariou 55,5% dos votos, contra 44,4% de Eduardo Braga, do PMDB. O candidato do governo vinha de situação semelhante a de Pezão no Rio. Melo era vice do então governador Omar Aziz, que deixou o cargo para tentar a eleição no Senado.



Ceará - O candidato Camilo Santana (PT), da situação, superou Eunício Oliveira, do PMDB, obtendo 53,3% dos votos contra 46,6% do peemedebista. Camilo era o candidato da situação, representada pelo governador Cid Gomes (Pros), no cargo há oito anos.


Rio Grande do Norte - Em terras potiguares, Robinson Faria, do PSD, levou a melhor sobre Henrique Alves, do PMDB, que É presidente da Câmara dos Deputados em Brasília. Robinson, que foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM) em 2010 mas depois rompeu com a mandatária, teve 54,4% dos votos contra 45,5% de Alves.


Rondônia - Confúcio Moura (PMDB) foi reeleito em Rondônia com 53,4% dos votos contra 46,5% do tucano Expedito Júnior.


Roraima - Em Roraima, a vitória foi da candidata do PP Suely Campos, com 54,8% dos votos contra 45,1% de sufrágios obtidos por Chico Rodrigues, do PSB. Suely entrou na disputa 20 dias antes do primeiro turno no lugar do marido, o ex-governador Neudo Campos (PP), enquadrado na lei da Ficha Limpa.


Acre - Em disputa eleitoral acirrada, que se arrastou até as últimas horas deste domingo, o atual governador Tião Viana (PT) conseguiu a reeleição ao conquistar 51,2% dos votos. Márcio Bittar, do PSDB, teve 48,7%.

Nenhum comentário: