05/11/2013

TRISTE ESTASTÍSTICA

Ação policial mata cinco pessoas por dia no Brasil, mostra Fórum

As polícias civis e militares do país provocaram a morte de pelo menos 1,89 mil pessoas em confrontos no ano passado, uma média de cinco mortes por dia, de acordo com o 7º Anuário de Segurança Pública divulgado hoje (5) na capital paulista.

A pesquisa comparou os dados brasileiros com levantamentos feitos nos Estados Unidos. Segundo o estudo, 410 norte-americanos morreram em confrontos policiais em 2012. Para Renato Sérgio Lima, um dos coordenadores da pesquisa, esse resultado revela “um padrão de atuação das policiais [brasileiras] que se mostra inaceitável”, disse ele.

Outro dado revelado pela pesquisa foi que 23 policiais militares foram mortos em 2012 durante o serviço e 22 morreram fora do trabalho. Na Polícia Civil, o balanço foi cinco mortos em serviço e oito fora. “Ou seja: a polícia está matando muito e também morrendo muito. A instituição está falhando, não estamos protegendo o policial e não estamos protegendo a população”, conclui Lima.

Levantamento inédito feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas mostrou ainda a percepção que a população tem a respeito das policias brasileiras. Mais de 70% dos entrevistados ouvidos no primeiro semestre deste ano disseram não confiar na polícia – alta de 14% em relação ao primeiro semestre do ano passado. “O cenário que a gente está traçando é extremamente grave”, declarou Lima.
 
Nos países desenvolvidos, a percepção mostrou-se diferente: nos Estados Unidos, 88% dos cidadãos confiam na polícia; na Inglaterra o índice de aprovação é 82%.

 Agência Brasil

6 comentários:

Anônimo disse...

Num país em que as autoridades sáo acusadas de bater em mulher porque não conhece outro jeito de resolver os conflitos gerados por ela, o que se poderia esperar? Num país em que o possível torturador é aplaudido e estimulado... tratado com carinho!!!

Anônimo disse...

1 Qual o salário do policial americano?
2 Qual o seu grau de instrução?
3 Que tipo de escola eles estudaram?
4 Qual a sua situação familiar?
5 Que tipo de moradias ele tem?
6 Que tipo de armamentos e equipamentos eles usam?
7 Que tipo de alimentação eles usam?

Fazer comparações da polícia brasileira com qualquer outra de país de primeiro mundo é nos chamar de idiotas.

Kelvin Praxedes disse...

Boa noite, João! O estudo só comprova o que vemos no cotidiano social: o sistema de segurança pública no Brasil está ultrapassado e não atende as crescentes demandas de nossa sociedade. É preciso,João,repensar o modelo de polícia que temos,assim como também não dá pra nossos gestores brincar de oferecer segurança para a população.

Kelvin Praxedes disse...

Boa noite, João! O estudo só comprova o que vemos em nosso cotidiano social: o sistema de segurança pública no Brasil não atende as crescentes demandas de nossa sociedade. É preciso,João,rediscutir o modelo de polícia que temos impondo mudanças estruturais nas instituições abrangendo a formação e valorização do agente de segurança pública. Ou seja,precisamos de um plano nacional de segurança pública.

MARIA disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ,AMIGO ANÔNIMO!PARABÉNS POR SUA EXCELENTE REFLEXÃO!SEM FALAR NA JUSTIÇA BRASILEIRA QUE É UMA PIADA.LEIS FROUXAS,QUE SÓ BENEFICIAM QUEM AS CRIAM.ONDE QUANDO A POLÍCIA PRENDE,A JUSTIÇA SOLTA.PORTANTO,SE FOR BANDIDO,QUE MORRA!SÓ LAMENTO QUANDO,POR CAUSA DE MARGINAIS,OS INOCENTES MORREM ATINGIDOS POR BALA PERDIDA!

MARIA disse...

E AINDA TEM MAIS:NOS ESTADOS UNIDOS,SE UM MENOR COMETER CRIME,PAGA POR ELE.COMPARE AS LEIS DE LÁ COM AS NOSSAS...