10/11/2013

MAIS MÉDICOS: "CEARÁ-MIRIM NÃO AGRADA"

Mais Médicos esbarra na realidade da má gestão

Um mês após o início, a aprovação popular ao "Mais Médico" chega a 84%, segundo pesquisa nacional, mas o programa vem se desenvolvendo de forma diferente e depende dos gestores locais para dar certo. Os municípios potiguares de São Tomé e Ceará-Mirim são exemplos. Enquanto no primeiro o programa vem dando bons resultados , no segundo os médicos estrangeiros afirmam que as condições de trabalho são piores que no Congo (África) e pensam em pedir transferência.
Espanhol Alcides Maldonado reclama da falta de apoio
Espanhol Alcides Maldonado reclama da falta de apoio

Há um descontentamento entre os profissionais. O sentimento é mais latente no município de Ceará Mirim, localizado a 28 quilômetros da capital. Lá, três médicos espanhóis atuam em postos  de saúde – um na zona urbana e dois na zona rural.

Alcides Maldonado, 61 anos, começou a trabalhar, semana passada, no distrito batizado de Projeto Santa Águeda, a pouco mais de dez quilômetros do Centro da cidade. Na primeira semana, Alcides mandou interditar dois postos do local pois ambos não ofereciam as mínimas condições de atendimento médico. Num  deles, não havia energia elétrica nem água encanada. O médico faz o alerta para outros problemas. A comunidade não conta com coletiva de lixo e a água não recebe tratamento adequado. “Não há como controlar doenças num ambiente como esse”, coloca.

Apesar das desistências em Natal e atropelos em Ceará Mirim, há casos onde o Mais Médicos é comemorado. Em São Tomé, a 101 quilômetros de Natal, um casal de médicos cubanos é recebido de braços abertos por gestores e população. A TRIBUNA DO NORTE foi aos dois municípios e registrou a diferença entre as duas realidades.
Junior Santos.

7 comentários:

Anônimo disse...

O Prefeito e a sua família tem plano de saúde e ele pouco tá ligando para a população.

Anônimo disse...

Como pode ser o melhor desse jeito?Uma verdadeira piada...

Anônimo disse...

foi peixoto que fez e quer assim ....

Anônimo disse...

Ele estando bem junto com Renato é o importa, a população que se ferre.

Anônimo disse...

Este Médico não é da UBD?

Cidadão cearamirinense disse...

Meu caro blogueiro , gosto muito de ler seu blog só que vc as vezes nao procura saber da realidade dos fatos . O posto de saúde do projeto Sta. Águeda já passou por uma reforma nesta gestão , e já esta sendo providenciado outra reforma em breve ! O prefeito nao precisou de fazer festa para receber médicos , ele recebeu os médicos em sua residência no distrito de massaranduba e com muita cordialidade , como recebe todos que por ele procura. E vc sabe disso ! Acho que tem muita gente torcendo pelo insucesso do programa bem como o gestor tambem ; uma pena que as pessoas pensem tão pequeno diante de um grande problema que e a saúde publica do Brasil ! Criticar positivamente e legal , mais criticar negativamente , e péssimo para si mesmo ! Reconheço que falta se fazer muita coisa por ceara mirim, mais reconheço tambem que Peixoto que e um homem de bem , fez e faz muito para melhorar este município , diante do que era a nossa cidade , melhorou muito as coisas por aqui ! Sejamos todos justos !

João André disse...

Não sei quanto você ganha pra falar isso, mas é bom que você saiba que a matéria é da Tribuna do Norte. Um abraço, "anônimo cidadão".