14/06/2012

QUEBRA DE SIGILO

 
CPI do Cachoeira aprova quebra de sigilos dos governadores do DF e de Goiás

Com maioria dos votos, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira decidiu formalmente pela quebra dos sigilos bancário, telefônico, fiscal e de mensagens eletrônicas dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). A decisão vale por 10 anos e inclui também quebra de sigilo de e-mails.

Em depoimento nessa quarta-feira (13/6), Agnelo abriu mão de seus sigilos. Pressionado, Marconi Perillo, que havia se negado a abrir seu sigilo durante seu depoimento na terça-feira (12/6), voltou atrás e também autorizou a quebra. Sua decisão foi comunicada à CPMI pelo líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE).

Mais polêmica

A bancada da oposição foi hostilizada durante a sessão por ter apresentado um requerimento para convocar a presidente Dilma Rousseff. Vital do Rego, que preside a CPI, rejeitou o pedido, já que não há base constitucional para convocar um chefe do Executivo.

Blindando Cavendish

A convocação do ex-presidente da empresa Delta Construções, Fernando Cavendish, e do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, também entraram na pauta da reunião. O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG) defendeu o adiamento da convocação de Cavendish.

Nenhum comentário: