17/04/2011

POLITICA "NEW FLASH"






# A cultura em nossa cidade ainda é uma utopia, e não vejo a realidade aproximar-se dela. Talvez ela tome outro rumo com a criação da ACLA (Associação Cearamirinense de Letras e Artes), porque até agora não a vejo diferentemente de um fiasco. Ontem, fui até a Estação Cultural, acompanhado do meu amigo Gibson Machado, assistir a 3ª edição do Projeto Arte e Cultura, promovido pela Semthas e a Fundação Nilo Pereira com apoio da Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, e mais uma vez presenciamos outro fracasso de público. Muitos dizem que não comparecem porque não gostam do Prefeito. E daí? Eu também não sou simpatizante da forma de governar do Prefeito Antônio Peixoto, mas isso não me impede de ir prestigiar os artistas que lá se apresentam. Nem mesmo umas belas garotas de um grupo de dança da praia de Muriú, serviram de atrativo como colírio dos olhos dos Homens cearamirinenses. O Palhaço Pito, que não é um profissional, mas fez os poucos presentes rirem. O grupo de dança cearamirinense Free Step e o sensacional Cacá Mendes e seu acordeon de ouro fechando o show da noite com um espaço quase vazio. O artista se sente muito pequeno quando não tem plateia para apludi-lo. Os aplausos muitas vezes para o artista chegam a ser melhor do que um cachê. É o reconhecimento da valorização de um trabalho incansável de qualquer artista, que pensa em um dia alcançar os patamares da fama. Temos talentos em Ceará-Mirim, mas infelizmente não temos o aplauso.

10 comentários:

Cultura Popular, não particular. disse...

AMIGO JOÃO, NÃO SE TRATA SIMPLESMENTE DE GOSTAR OU NÃO DO GOVERNO, ME DIGA PELO AMOR DE DEUS, QUEM NESTE MUNDO QUE FALTANDO EM SUA CASA LEVARIA UM KG DE ALIMENTO PARA AO CHEGAR AO LOCAL SE DEPARAR COM DESFILES DE MODO, CRITICAS, SER BARRADO PARA NÃO FALAR, OU SEJA, COBRAR AS PROMESSAS DO PREFEITO, EM UM LOCAL FECHADO ONDE DIZEM QUE É CULTURA POPULAR?

CULTURA POPULAR PODE SER DEFINIDA COMO QUALQUER MANIFESTAÇÃO CULTURAL (DANÇA, MÚSICA, FESTAS, LITERATURA, FOLCLORE, ARTE, ETC) EM QUE O POVO PRODUZ E PARTICIPA DE FORMA ATIVA.

AO CONTRÁRIO DA CULTURA DE ELITE, A CULTURA POPULAR SURGE DAS TRADIÇÕES E COSTUMES E É TRANSMITIDA DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, PRINCIPALMENTE, DE FORMA ORAL.

EXEMPLOS DE MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR: CARNAVAL, DANÇAS E FESTAS FOLCLÓRICAS, LITERATURA DE CORDEL, PROVÉRBIOS, SAMBA, FREVO, CAPOEIRA, ARTESANATO, CANTIGAS DE RODA, CONTOS E FÁBULAS, LENDAS URBANAS, SUPERSTIÇÕES, ETC.

AMIGOS BLOGUEIROS, TODOS OS EVENTOS REALIZADOS POR ESTES QUE AI ESTÁ, SEM SOMBRA DE DUVIDAS É REALIZADOS PARA A BURGUESIA, NÓS ARTISTAS TEMOS O DEVER DE APRECIAR E CONTRIBUIR NA VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL, QUE TRAGA ALEGRIA E FELICIDADE.

Em outras palavras, podemos situar cultura popular apenas como uma cultura relacionada ao povo.

Criticar e fácil disse...

COM RELAÇÃO AOS ARTISTAS, A CULTURA NÃO É ESPECIFICA PARA NOS ARTISTAS MAIS PARA O POVO, QUANDO FALO EM POVO, SÃO AQUELES MENOS FAVORECIDOS, QUE NÃO TEM MEIOS E ATIVIDADES CULTURAIS GRATUITAS.

COM RELAÇÃO AO FIM DO PRODUTO DESTE EVENTO, LOUVÁVEL, MAIS SABEMOS QUE NA ENTREGA SERA PURA POLÍTICA!

COM RELAÇÃO A ORGANIZAÇÃO, SE NA ADMINISTRAÇÃO NÃO A!

FAZER CULTURA PARA O POVO!
PELO POVO, E COM PRODUÇÃO POPULAR.
VAMOS AS RUAS,AS COMUNIDADES, AS FAVELAS, VAMOS RETIRAR OS JOVENS DAS DROGAS LICITAS E ILÍCITAS.

BALELAS E MAIS BALELAS, ESTA É A QUESTÃO!

QUEREM APLAUSOS, ENTÃO SINTAM-SE APLAUDIDOS COM A VALORIZAÇÃO DA BURGUESIA......

Anônimo disse...

Somos artista e não fantochessssss..

Anônimo disse...

comentários fracos de quem não entendem nada de cultura. prefiro ficar com a opinião do blogueiro. e digo mais esses anônimos não sabe nem o que é cultura.cultura não se qualifica nem estratifica, cultura é cultura para todos independente de ser popular ou erudita. ceará-mirim nem de longe trabalha com a erudita, portanto com todo respeito comentários fracos e derespeitosos aos artista que lá estiveram!!!

Não sou político

Anônimo disse...

João não é uma questão de Gostar do Prefeito ou não. A questão é: Ninguém vai prestigiar um encontro cultural em em que o prefeito e seu malfadado secretário estar usando como uma ação política em seu favor, mesmo com todo o fracasso de público.Agora imagine se todos nos fossemos lá?

João André disse...

Eu entendo nobre anônimo o seu ponto de vista, digo isso não pelo Prefeito, mas pelos pobres artistas que não tem nada haver com o desastre da administração. Se você for prestigiar estes artistas, você vai mudar sua opinião em relação ao Prefeito? Acredito que não. Um abraço.

Anônimo disse...

Esses anomimo que fazes esses comentários sem fundamentos são mais um da cabeça pequena, porém de camarão, cultura não tem clase social,

Anônimo disse...

JOAO, AGORA E TARDE, INES TÁ MORTA. O PIOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPOS EM CEARA-MIRIM CONSEGUIU ACABAR ATÉ COM A VINTADE DO POOVO. NAO ADIANTA CHURUMELA, NAO HAVERA SE QUER UMA AÇÃO DESTE GOVERNO QUE DARA CERTO. O FIM ESTA PROXIMO. NAO ADIANTA, ESSE CARA FOI ENVIADO DOS INFERNOS PRA DESTRUIR NOSSA CIDADE. EU PREFIRO FICAR TOMANDO UMAS LÁ NO BAR DE BIL, PELO MENOS TEM GENTE DE BOM PAPO. ABRAÇÃO JAOAO
CARLOS MAGNO

Sandro... Júnior disse...

Sim! não tem classe, e os menos favorecido, não conta?

Amigo anônimo, o que é produção cultural?

Perguntas para reflexão

Qual é a área de atuação do projeto?
Quem serão as pessoas atendidas pelo projeto?
Qual é a questão social com a qual o projeto vai trabalhar?
Que resultados são esperados?
Qual modelo adotado neste eventos?


Esta todo mundo louco nesta administração, organização e apoio com papeis trocados.

Anônimo disse...

Concordo com o blogueiro, pois se realmente gostam da cultura como dizem, iriam prestigiar os eventos, pois quem está lá se apresentando não é o prefeito não, são os Artistas.Mas não vão não, sabe porque?Porque não estão nem aí de fato preocupados com a arte e sim com seus bolsos.