19/04/2011

OPINIÃO DO LEITOR


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Bullying nas escolas, é só clicar abaixo e ver nosso programa de TV com duração de 19 minutos.

Você pode comentar e contribuir propondo novos temas. Divulgue amplamente. Obrigado


Sandro Pimentel
http://www.sandropimentel.blogspot.com





Nome*:Renato Magalhaes Jr.
E-mail*:rmagalhaesjr@bol.com.br
Assunto*:Meios
Mensagem*:Dr. Marcos Lael interventor do Meios está convocando todos os funcionários para comparecer ao MEIOS a partir de 2a feira. Fiquei sabendo que é para assinar o aviso prévio, pois vai ser liberado a Carteira de Trabalho, o FGTS e seguro desemprego.




Nome*:francisco de assis silva
E-mail*:franciscodeassissilva15@yahoo.com.br
Assunto*:A importãncia da técnica na corrida.
Mensagem*:A Importância da Técnica na Corrida

A corrida vem se tornando uma das modalidades desportivas mais praticadas pela população.

Fato a ser comemorado, pois ao observarmos as ruas e avenidas das cidades percebemos o grande contingente de pessoas correndo, e outros tantos caminhando. O que existe em comum entre essas duas modalidades é a biomecânica dos movimentos, com alguns pequenos ajustes.

A caminhada poderá ser um exercício educativo para quem pretende um dia começar a correr, porém, para podermos usufruir dessa maravilha que é poder e saber correr, é necessário ter um bom condicionamento físico, bons níveis de força muscular, e aqui vale ressaltar que esses níveis de força muscular devem contemplar todos os grupos musculares, bons níveis de flexibilidade, boa resistência aeróbica, e ter uma composição corporal adequada, ou seja, ter um percentual de gordura corporal condizente com sua compleição física.

Todavia, o que observo é um despreparo completo da grande maioria das pessoas que optam por essa atividade, as quais se dedicam apenas a corrida, desconsiderando as outras qualidades físicas inerentes da corrida, acima elencadas. Ou seja, apenas correm, no máximo utilizam um ou dois métodos de treinamento para a corrida, ou correm de forma ininterrupta (corrida contínua), ou utilizam os “fartleks”, treinamento intervalado, pouco utilizado pela maioria.

Nesse contexto, quero enfatizar a importância de se desenvolver uma boa técnica de execução da corrida, a qual é importante em dois níveis diferentes. Por um lado está diretamente relacionada com a velocidade, ou seja, quanto melhor a técnica de corrida de um atleta/praticante, mais rápido ele é capaz de correr. Por outro lado, uma boa técnica, torna a corrida mais econômica e eficiente, menor é o dispêndio de energia em cada passada de corrida e, logicamente, melhor será o resultado final.

Uma boa técnica de corrida também irá diminuir o impacto gerado por essa prática nas articulações, tornozelos, joelhos, região lombar, coluna vertebral como um todo, ombros, cabeça.

Vimos hoje muitos adultos que sequer sabem correr, aliás muitos não possuem nem a técnica de caminhar de forma ergonômica, e esses vícios posturais poderão ter sua gênese na infância e na adolescência, etapa da vida humana (formação) em que deveria ser ensinado e treinado essa técnica.

Para esse treinamento existem exercícios específicos, os quais, são importantes para qualquer atleta de qualquer idade e tornam-se muito mais importantes quando estamos em presença de jovens atletas, pois irão ajudá-los, numa fase de formação, a corrigir eventuais defeitos técnicos, e com a sua prática sistemática, o jovem vai estabilizar um modelo técnico correto. Além disso, estes exercícios ajudam a melhorar a velocidade e também a coordenação motora, o que numa etapa de formação são talvez os dois objetivos mais importantes do treino dos jovens atletas.

Assim, procure orientação profissional para sua corrida se tornar ainda mais prazerosa, eficiente, saudável e isenta de riscos. jeferson Corrêa Porto, Professor de Fisiologia.Parabens pelo ensinamento ora relatado. Bom dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse chico é tão chato que não comento mais!.