02/02/2011

CONSELHO TUTELAR



O conselho tutelar de Ceará-Mirim funciona precariamente






Ontem, visitei o conselho tutelar de Ceará-Mirim para averiguar in-loco algumas reclamações que recebia-mos de conselheiros através do nosso Blog.

Um conselho tutelar de uma cidade, tem que ter toda infra-estrutura e apoio incondicional da Prefeitura Municipal. Mas, em Ceará-Mirim não funciona assim.

Conhecemos um conselho sem telefone, impressora quebrada, o automóvel que fica a disposição do conselho pertence ao programa "bolsa família", e só fica disponibilizado para o conselho no turno da tarde.

É realmente complicado fazer um bom trabalho junto as crianças e adolescentes deste município.

O lado bom da coisa é que tem material de expediente suficiente, e os salários que estavam atrasados a três meses foram colocados em dia pelo senhor Prefeito.

O conselho tutelar de Ceará-Mirim funciona no fórum municipal ao lado da Justiça. Lado a lado com a Justiça funciona de uma forma precária, imaginem se funcionasse em um lugar mais distante.

11 comentários:

Anônimo disse...

é uma fartura esse governo, farta tudo........!

Anônimo disse...

João André, o fato de o Conselho Tutelar funcionar em uma das dependências do Fórum Desembargador Virgílio Dantas não significa que esta Casa de Justiça seja a mantenedora de tal conselho. O fato é que por ele não ter a assistência devida pela real mantenedora é que lhe foi cedido uma sala com ar condicionado, armários, mesas, cadeiras, gaveteiros, água mineral, cafezinho, papel toalha, tudo por conta do Poder Judiciário local. É bom, ilustre blogueiro, conhecer o que está instituído em lei, conferindo competência a quem de direito, antes de se pronunciar sem o conhecimento necessário.

João André disse...

Nobre anônimo, é uma pena que você não se identifica para dizer tudo isto que você está dizendo. Quero que o nobre anônimo saiba, que a mim não interessa quem deu birô, cafezinho e etc,etc,etc. Tudo que escrevi foi passado por conselheiros. Se não procede, o problema não é meu. Se o nobre anônimo lê direitinho o que escrevi, vai perceber que não estou culpando o Judiciário pelo descaso com o conselho. Estou dizendo que a Prefeitura não dá a atenção que merece o conselho mesmo funcionando lado a lado com a Justiça. Espero que o nobre anônimo antes de escrever o seu contraditório, entenda o que está escrito que não está tão difícil assim. Um abraço.

Anônimo disse...

joao,o coitado nao soube interpretar o que vc escreveu,desculpe-o,deve ser mais um desses contratados que nada sabem...pobre coitado,vai estudar criatura.....

Anônimo disse...

Ô governinho fuleira !

Anônimo disse...

Mais uma vez o oxo ameaça cidadão que utiliza um certo adesivo contra o governo peixoto/oxo.

Anônimo disse...

Joao essa pessoa não conhece a realidade, vai lá no Conselho verificar para voce poder criticar.Realmente tudo que Joao falou e verdade falta o principal que e um carro, e isso não tem o carro que vai a tarde e do bolsa familia e esta fazendo o trabalho do conselho vai la amigo com uma urgenciA NO TURNO DA MANHA que voce vai ver o sofrimento dos conselheirtos para arranjar um carro, ja vir os mesmo ate na da Civel, acho que por não ter carro.O Blog do amigo e serio, não critique vai la primeiro para voce criticar. Pois e o melhor de nossa cidade.

Anônimo disse...

amigo anonimo, le uma materia postada no blog da Promotoria onde tem um Oficio Circular de nº015/2010-Assunto certificado do Selo Unicef, onde diz que o Conselho Tutelar não possuem estrutura minima de funcionamento, então caro amigo voce esta atrazado. Ainda tem mais um outro documento sobre o festrutura do conselho que não pode ser onde fonciona que estra sendo julgada, não encontrei no blog mais amigo le o blo da promotoria que voce encontra.Não critique o que voce desconhe pois a intenção do amigo Joao e so ajudar, pois sempre que tem uma denucia sempre os culpados da um jeito de ajudar.

Anônimo disse...

amigo voce não entende nada de Lei quem deveria le e voce e nao mandar o amigo Joao, pois ele e bem informado de tudo em Ceara Mirim com a intenção de ajudar o desmantelo.

Anônimo disse...

Amigos, o que João André não sabe é que os Conselhereiros Tutelares são pessoas despreparadas, não conhecem o mínino da legislação que açambarca a criança e o adolescente, não atendem bem, chegam atrasados e isso falo porque para fazer uma busca e apreensão tive que esperar uma tarde quase toda para esperar a boa vontade deles. O que eles não têm, meus amigos, é know hall para lidar com as variadas situações. Nisso a Justiça tem culpa! Podia exigir pessoas competentes, com grau de instrução de nível superior e que conhecessem pelo menos o ECA, como exigem as Prefeituras de Rio de Janeiro e de São Paulo, entre outras. Outro enfoque se dá pelo fato de as crianças e adolescentes serem deixadas em segundo plano e os proprios conselheiros serem dividos entre si, por questões políticas, esquecendo a ética, cidadania e o respeito pelo menor, pelo cidadão que recorre a ele e pela sociedade em geral. Isso é uma vergonha!

Anônimo disse...

POis é, amigo, realmente ele está ajudando o desmantelo... o que ele deveria fazer era tentar colocar em ordem o município publicando verdades e combatendo a corrupção...