10/01/2011

AGRICULTURA EM CEARÁ-MIRIM



Secretário de Agricultura afirma que meta é produzir com sustentabilidade


A Secretaria Municipal de Agricultura de Ceará-Mirim, divulgou um relatório de atividades desenvolvidas pela pasta nos últimos dois meses de 2010.

De acordo com o secretário titular da pasta, à frente no cargo há pouco mais de dois meses, Francisco dos Navegantes, o objetivo para os próximos dois anos é produzir com sustentabilidade, fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar e integrar as ações junto ao Governo Peixoto.

O secretário informa, que ainda neste mês de janeiro, a secretaria estará realizando o seu planejamento anual com o objetivo de identificar prioridades e traçar metas para este ano de 2011.

“Estamos felizes com o trabalho que estamos realizando. O prefeito Antônio Peixoto tem nos dado total apoio, buscando soluções para alguns problemas, acompanhando as ações desenvolvidas pela Agricultura, e a conseqüência desse trabalho com certeza, será a melhoria da qualidade de vida do homem do campo”, destaca Francisco Navegantes.

Estando há pouco mais de dois meses à frente da SEMAG, a equipe tem realizado diversas atividades, como por exemplo, o início de mais uma limpeza manual nos afluentes do rio Ceará-Mirim, garantindo aos agricultores familiares que residem no baixo vale, a certeza de que não correrão risco de perder a produção durante o inverno que se a vizinha.

“O próximo passo será iniciar a drenagem que, dentre outros benefícios, irá desassorear, recuperar a mata ciliar de vários rios da região, entre eles, rio Sem Dinheiro, Quiri e Água Azul”, explica o secretário.

Outra ação da Secretaria de Agricultura, é o início do Programa de Corte de Terras, que neste ano de 2011 tem como meta atender à três mil famílias, entre agricultores familiares e produtores rurais.

O Programa, conta com total apoio do Prefeito Antônio Peixoto, que a exemplo do ano passado, diferentemente de gestões anteriores, oferece o programa integral: máquinas, operadores e o combustível.

O secretário informa, que realizou duas visitas à EMATER-RN, uma delas, para tratar da paralisação das obras do novo abatedouro público municipal. “Fomos informados que ainda neste mês de janeiro a obra será reiniciada”, frisa Francisco Navegantes.

De acordo com o secretário Navegantes, outras ações que também merecem destaque, são por exemplo, as discussões que serão iniciadas nos próximos dias com feirantes e locatários do Mercado da carne e do peixe, sobre o funcionamento da unidade, que está sendo completamente recuperada e será entregue nos próximos dias.

Bem como, do abatedouro municipal, que foi preciso realizar algumas mudanças necessárias na gestão e que passará por algumas pequenas reformas enquanto as obras do novo abatedouro não são concluídas.

Navegantes também destaca que o município de Ceará-Mirim recebeu do Ministério da Agricultura, autorização para contratar junto a Caixa Econômica Federal-CEF, recursos para adquirir mais um trator, fruto de uma emenda da deputada federal Fátima Bezerra-PT.

Bem como, a execução da obra de reforma e ampliação do Mercado do produtor, também conhecido como Mercado da fruta e da verdura, através de uma das emendas do deputado federal João Maia-PR.

A outra visita do secretário de Agricultura à EMATER-RN, foi para tratar do projeto Hortas Escolares, fruto de uma parceria da Prefeitura de Ceará-Mirim através da Secretaria Municipal de Educação, com a EMATER-RN, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

As melhorias previstas para o homem do campo em Ceará-Mirim, não param por aí.

A equipe da SEMAG se reuniu com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, ficando acertado que o órgão irá fazer a entrega dos certificados dos cursos realizados em 2010, bem como, o compromisso do início de uma nova etapa de cursos para este ano de 2011.

Nesses dois meses à frente da Secretaria de Agricultura, Francisco Navegantes também teve um encontro com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra, ouvindo suas reivindicações, e se comprometendo no atendimento, que por sinal, já teve início, com o corte de terras.

Cordialmente,

Jorge Moreira

3 comentários:

Anônimo disse...

ô povo pra gostar de mentir!

Anônimo disse...

DEIXE O HOMEM TRABALHA, MAS TRAGA O CORRICÚLO

Anônimo disse...

Esqueceu de falar que as pessoas que limparam os rios já estão há quase um ano sem receber o dinheiro.