13/07/2010

GREVE DO DETRAN


A quem interessa o sucateamento do Detran/RN?



Mais uma vez os funcionários do Detran/RN deflagraram greve. Desta vez, contra o calote e para obrigar o governo a cumprir um acordo, transformado em lei de alteração do Plano de Cargos e Salários, e a publicação de edital para o concurso público, já exaustivamente reivindicado e negociado e insistentemente adiado.

Em visita aos grevistas na manhã de ontem (12), vi e ouvi os vários relatos indignados de funcionários ativos e aposentados sobre o sucateamento do Detran, especialmente em relação a sua força de trabalho. Segundo os mesmos funcionários, o último concurso foi há mais de 30 anos e após a aposentadoria e óbitos de trabalhadores, o governo vem aplicando uma política de precarização da força de trabalho a ponto de hoje existirem cerca de 500 estagiários, o que significa o dobro do número de funcionários em todo o RN, que é de 250.

Com esta política, atividades importantes do Detran, que deveriam ser realizadas por trabalhadores de carreira, vem sendo executadas por estagiários e outros trabalhadores não habilitados para determinada função, como é o caso da vistoria, onde há apenas 2 vistoriadores no órgão. Este serviço vem sendo feito, em sua maioria, por estagiários, assim como a colocação de placas e lacres. Quanto às carteiras de habilitação, são emitidas por uma empresa terceirizada que usa a infra-estrutura da autarquia sem nenhum custo.

Quem ganha com este processo de sucateamento e terceirização não são os usuários nem os trabalhadores. São as empresas terceirizadas, que lucram com os recursos públicos. Por causa da falta de condições de um bom atendimento, há constantes casos de irritação de usuários contra estagiários e funcionários, transformando o local de trabalho num ambiente hostil e agressivo. Há relatos de doenças ocupacionais, como as lesões musculares e ósseas, depressões e fobias.

Os funcionários também mostram revolta com o destino dos recursos do Detran para empresas e contratos sem a menor necessidade, como, por exemplo, o alto custo com aluguéis de computadores e contratação de empresa de manutenção de semáforos, quando há funcionários, veículos e equipamentos do próprio órgão para execução dessa atividade.

Por isso, as candidaturas socialistas do PSTU dão todo apoio à greve dos funcionários do Detran, que além de ser legítima pela defesa da categoria, também visa melhorar o atendimento aos usuários que pagam anualmente altas taxas para manter este serviço.

* Simone Dutra é enfermeira e candidata ao governo do RN pelo PSTU

Nenhum comentário: