
PSB chega à véspera da convenção sem vice
Vinte e quatro horas antes do início da convenção do PSB e a menos de doze horas de ser deflagrada a do PR, e o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) ainda não conseguiu viabilizar o seu companheiro de chapa. O impasse persiste sobretudo porque os aliados de Iberê, entre eles a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), em nenhum momento desistiram de que a indicação do candidato a vice parta do Partido da República, comandado pelo deputado federal João Maia, ainda que a consulta com foco na liberação das coligações partidárias, sob análise no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não tenha sido apreciada.
Se Iberê não conseguir viabilizar um nome até amanhã e, ainda assim, insistir no PR, uma das possibilidades é conseguir que a convenção de ambos os partidos autorize as respectivas executivas estaduais a decidirem por uma mudança na posição quanto às chapas nas esferas majoritária e proporcional. A primeira reunião entre a equipe de Iberê Ferreira – incluindo assessores, marketing e equipe jurídica – que tratou do assunto ocorreu na última quinta-feira (24). Ontem, mais uma vez o tema foi discutido, desta vez com a participação dos presidentes estaduais do PMDB, Henrique Alves, e do PR, João Maia.
O professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Erick Pereira, explicou que a lei dos partidos (de n.º 9.096/9%) prevê que os convencionais deleguem poderes à executiva estadual para que possa haver substituição de candidatos ao longo do processo. Os partidos que quiserem modificar as chapas, no entanto, devem constar nas atas das respectivas convenções para que o ato possa ser validado. “As modificações neste caso podem ser feitas até 60 dias antes da eleição, no caso da proporcional, e até no dia do pleito, no que concerne à majoritária”, explicou Erick.
A saída encontrada pelos advogados do governador pode ser utilizada pela primeira vez no Rio Grande do Norte e passa pela questão do tempo de televisão do partido. Se conseguir a companhia do PR na coligação a propaganda na TV deve aumentar substancialmente.
Mesmo sob “pressão”, a convenção do PR deverá homologar a candidatura de João Maia à deputado federal (ele poderá renunciar e a executiva confirmá-lo como vice, se for o caso), e o PSB poderá deixar aberta a vaga do companheiro de Iberê. Nada disso, contudo, é fato consumado. Os pessebistas não acreditam em mudança no entendimento dos ministros do TSE.
2 comentários:
porque não indica peixoto para ser o vice de ibere e aproveita coloca geraldo para a vaga que esta faltando para o senado junto com wilma
Boa idéia!!!
Postar um comentário