
Lula vai blindar Tuma Júnior para não se envolver em escândalo
A posição do presidente, porém, enfrenta objeções dentro do Planalto. Segundo a edição desta sexta-feira do jornal O Estado de S. Paulo, um dos assessores de Lula acredita que as investigações apontam "sinais claros de tráfico de influência". O relatório de inteligência da PF, ainda segundo o jornal, revela que Tuma Júnior é suspeito também de ter usado o prestígio do cargo para liberar as mercadorias apreendidas de um outro empresário chinês investigado por contrabando e evasão de divisas.
Tanto Lula quanto o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, não querem seus nomes atrelados ao de Tuma Júnior no noticiário. Mas o presidente pretende deixar a cargo de Barreto, superior imediato do secretário, as decisões sobre seu futuro. Ambos concordam que afastar Tuma Júnior do cargo atrairia mais atenção ao escândalo e, portanto, devem esperar a poeira baixar para sugerir a ele que se afaste por conta própria.
Investigações - Uma investigação sobre contrabando - chamada de Operação Wei Jin e iniciada em setembro do ano passado - levou a PF a interceptar ligações telefônicas e e-mails entre Tuma Júnior e Li Kwok Kwe, também conhecido como Paulo Li. O chinês está preso desde o ano passado, acusado de chefiar o esquema que trazia ilegalmente para o Brasil celulares falsificados da China, movimentando mais de 1 milhão de reais. Os aparelhos eram vendidos no comércio paralelo de São Paulo, como a 25 de Março, e do Nordeste. Li foi denunciado pelo Ministério Público Federal por formação de quadrilha e descaminho.
Logo após a prisão, o chinês ligou para Tuma Júnior na presença de agentes federais. Ao suspeitar que seu nome poderia ser citado no processo, o secretário de Justiça entrou em contato com a PF e pediu para prestar depoimento, no qual disse não saber das atividades ilícitas de Li. O envolvimento de Tuma Júnior - que também é presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria - era mantido em sigilo desde então.
Um comentário:
Tuminha, você é a vergonha do seu pai.
Postar um comentário