27/05/2010

ESPAÇO CIDADÃO ENTREVISTA GLÁUCIO

Gláucio Tavares


Espaço cidadão - PROFESSOR ROBSOM


1-Como o senhor avalia o quadro político atual e local?

Observo com muita esperança o quadro político do nível nacional ao local no que concerne à possibilidade de evolução exponencial da cidadania, sobretudo entre a juventude. Pois, com a profusão dos meios de comunicação, especialmente a rede mundial de computadores, as pessoas estão melhores informadas e isto é crucial para dar base a escolha dos nossos representantes. Vê-se, por exemplo, a grande repercussão que alcançou o movimento por políticos de ficha limpa, cujo veículo principal de articulação foi a Internet. E este tipo de campanha pela cidadania deve cada vez mais se fortalecer, de modo a excluir os maus políticos da política.

Outro importante aliado na consolidação da cidadania é a legislação eleitoral, cuja reta aplicação cada vez mais tem afastado o abuso do poder econômico das campanhas eleitorais, fato que amplia a liberdade das pessoas em escolher seus representantes pelo que eles são, não pelo que eles possuem.

Arrematando: tenho a esperança que as pessoas de boa índole venham cada vez mais participar da política, fortalecendo a cidadania, de maneira a preencher os espaços hoje ocupados por políticos picaretas.


2-Estudante de direito, filho de Ceará - Mirim Simpático foi um guerreiro na campanha em que se elegeu o senhor Peixoto, O senhor se sente traído?

Não me sinto traído. Sinto-me frustrado. Acho que, apesar da queda na arrecadação e a crise enfrentada pelos municípios brasileiros, a administração do Prefeito Peixoto poderia estar bem melhor. No início da gestão, quando o Prefeito Peixoto apresentou seu quadro de auxiliares, estranhei ter tantas pessoas desconhecidas e que não participaram da luta conosco. Representava a quebra de um dos principais compromissos da campanha. Contudo, fique apreensivo, pois, mesmo achando muito difícil, imaginei que poderiam ser profissionais excepcionais e acabariam por ajudar a nossa comunidade. Porém, não foi isso que aconteceu. O time escalado por Peixoto com jogadores estrangeiros não está funcionando: falta compromisso, falta conhecimento, falta até mesmo presença física nas repartições do Município e mesmo assim o Prefeito Peixoto mantém estas pessoas na gestão do nosso Município, deixando a sensação de que nada mudou em relação ao governo de Ednólia Melo. Em outras palavras, sinto-me frustrado porque não foi por esse tipo de governo que lutei, nem era o que almejava para os meus concidadãos.

Espero sinceramente que esse quadro todo mude em prol de Ceará Mirim. Mas é claro que se você fizer o que sempre faz, vai ter o resultado que sempre tem. É preciso que o prefeito faça diferente.


3-Em sua opinião o que credencia a sua pré-candidatura a deputado estadual?

Bem, em relação a nossa comunidade, assevero que sou uma opção melhor do que quaisquer outros pré-candidatos a deputado estadual que não convive, não conhece ou mesmo não tem o menor interesse em conhecer Ceará Mirim, pois convivo diuturnamente aqui desde que nasci, conheço grande parte dos meus concidadãos, tenho conhecimento de muito dos problemas e carências da nossa comunidade e como deputado estadual poderei vigorosamente ajudar resolvê-los. Sou melhor alternativa evidentemente do que os candidatos que vêm buscar o voto dos cearamirinenses e não aparecem mais, deixando seus rastros de esquecimento e desprezo por nossa Terra. É preciso acabar com isso definitivamente. Além do mais, meu desempenho como deputado estadual poderá ser efetivamente cobrado pela comunidade, porque, como já mencionado, resido aqui em Ceará Mirim e daqui não vou sair tão cedo. Estarei sempre próximo dos meus eleitores, diferentemente, dos candidatos alienígenas.

De outra parte, minha formação acadêmica e experiências profissionais me qualificam para representar minha comunidade. Sou farmacêutico pela UFRN e concluinte do Curso de Direito pela UERN, o que me permitiu acumular experiência tanto na área da saúde pública quanto na seara jurídica. Na educação, fui professor ‘estagiário’ por 05 (cinco) anos. Na administração pública, exerci a coordenação de arrecadação de tributos e fiscalização de obras da Prefeitura de Ceará Mirim por 02 (dois) anos. Demais disso, estou em continuo aprendizado, o que reputo importante como poderoso instrumento para defender os interesses de Ceará Mirim na Assembléia Legislativa estadual.

Por fim, o que é salutar e não deixa dúvida sobre as minhas credenciais para representar Ceará Mirim: sou pré-candidato FICHA LIMPA. Não sou réu em nenhuma ação penal, civil ou administrativa. Por tudo isso, me apresento com a cabeça erguida como pré-candidato em defesa de nosso querido Ceará Mirim.


4-Ceará - Mirim tem voto suficiente para eleger dois deputados, o senhor acha que esta é a hora do povo desta cidade ter o seu representante?

Nosso Município sempre foi muito benevolente com os candidatos a deputado estadual de outras regiões, sempre ajudando eles a se elegerem sem receber nada em troca. Um município do porte de Ceará Mirim, com um colegiado de 47.700 eleitores, não deve e nem pode ficar sem representante da Assembléia estadual. Isto é muito prejudicial para o nosso desenvolvimento. A história política do nosso Município precisa encontrar outro caminho. Não podemos insistir em votar em candidatos que só aparecem aqui na época das campanhas cuja votação é fruto de acordos imorais, fazendo da eleição e do voto do povo um balcão de negócios onde só se beneficiam verdadeiramente, os candidatos e os cabos eleitorais.

Na eleição de 2006, 123 candidatos a deputado estadual, sem nenhum vínculo com Ceará Mirim, obtiveram votos aqui. Isto é nocivo para nossa comunidade. No mesmo pleito, no município de Currais Novos, terra do deputado estadual Ezequiel de Souza, ele teve mais de 40 % dos votos. Em Caicó, mais de 70% dos votos foram dados a três candidatos da região, dos quais Álvaro Dias teve mais de 20.000 votos. Ele foi também o candidato mais votado em Ceará Mirim, na mesma eleição. Agora, quando se trata de brigar por benefícios e projetos na Assembléia, vocês acham que eles vão preferir seus municípios ou Ceará Mirim? Eles vão defender suas regiões que são relativamente longe de Ceará Mirim.

Por tudo isso, está mais do que na hora do povo de Ceará Mirim eleger o seu representante na Assembléia Legislativa do Estado. Vou ser candidato a deputado estadual para servir a este propósito.


5-Se eleito for, quais linhas o senhor pretende adotar para ajudar Ceará - Mirim?

Vamos lutar muito de maneira a recuperar todo o tempo perdido. No momento, Ceará Mirim só é considerada parte da Grande Natal quando é para trazer o que é ruim. Precisamos mudar esse enfoque. Temos que incluir Ceará Mirim na área de exploração e escoamento do vindouro Aeroporto Internacional de São Gonçalo. Temos que insistir e demonstrar a urgência ao Governo Federal da duplicação da BR 406. É crucial, tendo em vista ser Ceará Mirim o município menos industrializado da região, criar incentivos específicos no fisco estadual para nosso desenvolvimento. É preciso mostrar ao governo a necessidade do contrabalaceamento: Ceará Mirim recebeu de braços abertos o aterro sanitário e irá receber o presídio provisório logo mais, em contrapartida, o governo tem que ajudar a implementar aqui, através de projetos que pretendo apresentar como futuro deputado estadual, o trem urbano leve, mais veloz e confortável; a canalização do gás natural para utilização automotiva e industrial, o que também é uma necessidade ambiental, além de uma extensão da UERN aqui em Ceará Mirim e tantas outras idéias que serão construídas num mandato ativo e participativo.


6-“Desemprego” palavra chave de todos os candidatos na teoria! Na prática, o que o senhor fará pra combater este inimigo sem rosto?

Não obstante o desemprego seja um problema que o poder legislativo pode apenas propor e cobrar soluções, enquanto que o poder executivo é o responsável pela efetivação de políticas de emprego e renda, observo que cabe a um deputado estadual articular ações frente ao governo e às instituições de capacitação profissional para promover o emprego em sua região. Verificamos que o grande dilema do desemprego reside na precária escolaridade existente em nossa região. Nesse passo, fazem-se necessárias proposições legislativas no sentido de trazer para Ceará Mirim e região um Campi da UERN, inclusive com cursos direcionados a agroindústria. Noutro bordo, também não pode ser desprezado programas de inclusão digital que preze pela qualidade da instrução. Em síntese, vejo que a maneira mais efetiva de um deputado ajudar a combater o desemprego é manter-se vigilante as ações governamentais e chegar primeiro, exigindo e cobrando a implantação dos programas em sua região, além de intermediar a busca de incentivo financeiro em prol dos empreendedores locais.


7-O seu nome hoje é bem aceito, isto é fato!Como o senhor fará para concretizar tal afirmação no dia 5 de outubro?

Estou bastante entusiasmado com a minha pré-candidatura a deputado estadual. Tenho recebido diuturnamente importantes e sinceros incentivos. Em todas as minhas visitas às pessoas estão compreendendo que é prejudicial para o nosso Município permanecer nessa política de votar em candidatos que nem conhecem nossa terra. Por outro lado, tenho visto algumas pessoas que têm interesse de vender o voto do povo de Ceará Mirim disseminar boatos de que vou desistir ou mesmo investidas no sentido de desqualificar minha pré-candidatura. É claro que isso é um indicativo de que estou incomodando o interesse dos vendedores de voto, sendo um incentivo adicional em lutar por um representante legítimo de Ceará Mirim.

A minha pré-candidatura é inabdicável e inevitavelmente se tornará na candidatura natural de Ceará Mirim porque se justifica por uma luta legítima em favor de nossa terra. Desse modo, a concretização da minha pré-candidatura se dará mediante a conscientização dos eleitores. O sucesso da minha futura candidatura não dependerá da engrenagem tradicional das campanhas eleitorais, quase sempre sob o manto da ilicitude, porque, como disse, nossa luta é legítima por ter suporte ideológico, é caracterizada por um fim político em si e não de promoção ou benefício pessoal.


8-“Considerações finais”Muito obrigado pela entrevista, paz, saúde e sucesso.

Quero agradecer a oportunidade de expor minhas idéias em seu blog e ao mesmo tempo parabenizá-lo por criar e manter este espaço virtual a serviço do povo e da democracia. De outra parte, vejo com particular importância a função de blogs como o seu na construção de um novo e promissor momento político em nosso Município, esclarecendo os cidadãos, repise-se, acerca da fundamental necessidade destes participarem da política para que se expulse da política os maus políticos. Um grande abraço a todos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Zé Boló tem que deixar este seu lado forçado de intelectual e assumir a sua postura de papudinho pois só assim terá votos.Esta fotografia não cola,tem que colocar a que representa seu perfil verdadeiro,tomando uma nos bares.Já tivemos Chico Neguinho e agora vamos ter Zé Papudinho.

Anônimo disse...

Esse ai é o que chamamos popularmente de IMBECIL.
Da varanda de Minha residencia.

Anônimo disse...

Valeu Gláucio, literalmente 10 a sua entrevista. Já tinha decidido, vou votar no candidato da terra. Xô os candidatos de fora e os vereadores comprados.

Anônimo disse...

so gostaria de lembrar que este jovem candidato em campanhas passadas ele e juntamente com mais alguns colegas fundaram um partido aqui em nossa cidade e por incrivel que pareça tem o nome de partido verde so sabe que este partido nem inchou quanto mais amadurecer e eles venderam o partido isso e querer defender ceara-mirim ou defender o seu bolso mais uma vez.

Anônimo disse...

João, esses anônimos que critica Glaucio, por ele ser uma pessoa simples. mas que tem brilho próprio, ou estão morrendo de inveja ou são aqueles cabo eleitorais dos alienígenas dito por ele na entrevista. É facil percerber...

Anônimo disse...

entrevista cansativa d+.
nem li.