22/04/2010

AGRICULTURA


Parceria com o SENAR continua levando Educação Rural às comunidades

Termina nesta sexta-feira 23 de abril, o Curso de Corte e Costura, que está sendo ministrado desde o último dia 12/04, pela professora Fátima, para um grupo de senhoras e jovens do meio rural, no Projeto de Assentamento Espírito Santo, interior de Ceará-Mirim.

A ação faz parte da continuidade de uma parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR e a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que leva às comunidades rurais do município, o Programa de Educação Rural.

De acordo com o secretário de agricultura do município, Herbert Dantas, a ação está sendo possível porque, para este ano de 2010, a Secretaria de Agricultura apresentou ao SENAR, uma programação bastante ousada, para a realização de cursos como: tratorista, artesanato em palha de carnaúba, irrigação, doces, produtos derivados da mandioca, educação ambiental, entre outros, como o de corte e costura que está sendo ministrado no Assentamento Espírito Santo.

“Com estas realizações, esperamos estar colaborando para estimular o espírito empreendedor dos atores locais, utilizando essas capacitações rurais, como instrumento que vise fomentar iniciativas de atividades produtivas nos diversos arranjos produtivos locais, demandados do nosso rico meio rural do vale do Ceará-Mirim”, ressalta o secretário de agricultura.

Para Herbert Dantas, é preciso estimular cada vez mais a diversidade de ocupações que o campo oferece aos cearamirinenses, evitando dessa forma o famoso êxodo rural para a área urbana do município e consequentemente, os problemas emergentes das concentrações de populações nas sedes urbanas.

“Estas iniciativas de capacitação, têm recebido o apoio irrestrito do Governo Peixoto. E assim, poderemos tornar nosso município mais fortalecido, proporcionando consequentemente, nosso campo mais forte”, enfatiza Herbert Dantas, que também tem recebido o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

# JORGE MOREIRA

Nenhum comentário: