18/03/2010

SEGURANÇA

Ceará Mirim utilizará os mesmos modelos de combate à criminalidade que o Rio de Janeiro

A Secretaria de Defesa Social e Cidadania de Ceará Mirim / RN (SEDESC) noticiou hoje que enfrentará a criminalidade do Município com as mesmas políticas de segurança pública utilizadas nos morros do Rio de Janeiro.

Territórios da Paz, Mulheres da Paz e Polícia Pacificadora já fazem parte de um novo contexto de Segurança Pública Nacional. Aplicadas ao combate contra a criminalidade nas comunidades violentas do Rio de Janeiro, estas políticas públicas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), baseados na filosofia de Polícia Comunitária, somam um conjunto de ações mais atuantes em nosso País.

É fundamentado nessas políticas que a Cidade de Ceará Mirim / RN implementará os programas do Pronasci em seu Município.

A Secretaria de Defesa Social de Ceará Mirim (SEDESC), já possui um projeto para ser enviado ao Ministério de Justiça solicitando a inclusão do Município no PRONASCI, com isso, participará dos programas de combate à criminalidade, entre outros benefícios que o PRONASCI oferece.

“É evidente que hoje, em nosso Município, não temos o mesmo nível de violência que em grandes centros urbanos, mas precisamos trabalhar na prevenção para que não venhamos perder o controle da Segurança Pública. O que nos diferencia das ações no Rio de Janeiro, é que não iremos precisar de uma intervenção maior de desocupação da violência em áreas de risco. Na verdade o que precisamos mesmo é trabalharmos na prevenção, é o que fundamenta esses programas do PRONASCI.

A filosofia de Polícia Comunitária tem como objetivo maior a prevenção e é isso que podemos implementar aqui em Ceará Mirim hoje. Temos feito um levantamento de várias áreas de risco aqui na Cidade e pelo nosso diagnóstico podemos tratar do problema antes que evolua e se torne algo incomensurável” disse Luciano Morais, Secretário de Defesa Social e Cidadania de Ceará Mirim.

A SEDESC aguarda a nova abertura de prazos para entregar o projeto ao Ministério da Justiça e celebrar este convênio.

# TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário: