22/03/2010

PAPO 10 - PROFESSOR ASSÍS - 22/03/10

PAPO 10

ENTREVISTA: PROFESSOR ASSIS. NA ÍNTEGRA.

01º. BLOG – QUEM É FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES?

P.A. - Um Cearamirinense de origem simples, com virtudes e defeitos como todos os mortais, militar da reserva do exército brasileiro, funcionário público, acadêmico de direito, realizado com as oportunidades que teve na vida. Só tenho a agradecer a Deus e continuar invejando o dueto saúde e saber.


02º. LEITOR – PROFESSOR, O SENHOR FOI MUITO LIGADO AO SAUDOSO ROBERTO VARELA. O QUE LEVOU O SENHOR A MUDAR DE LADO, PASSANDO A APOIAR O GRUPO MELO, FERRENHO ADVERSÁRIO DO GRUPO LIDERADO PELO EX-PREFEITO ROBERTO VARELA?

P. A. - A expressão ferrenho adversário está ultrapassada na matriz política dos tempos modernos. Observe o cenário. A política exige dinamicidade e cada momento é histórico para o coletivo e para cada um de nós.
Fui, atendendo convite da ex-prefeita Terezinha Melo e do então assessor de cultura do município professor Gerinaldo Moura, onde o amigo com certeza nos assistiu desenvolver um trabalho sem barganhas políticas ou pequenezes fortuitas, visando apenas o melhor para a educação e a cultura da nossa terra. E foi assim que o amigo nos viu chegar onde chegamos.


03º. LEITOR – ASSIS, SURGIRAM BOATOS PELAS RUAS DE CEARÁ-MIRIM QUE VOCÊ, NO FINAL DO GOVERNO EDNÓLIA, TERIA PROCURADO O GRUPO DE PEIXOTO PARA AGILIZAR O SEU APOIO AO ENTÃO DELEGADO, FATO QUE NÃO SE CONCRETIZOU, PORQUE O GRUPO PRÓ-PEIXOTO NÃO TERIA ACEITADO. ONDE ESTÁ A VERDADE DESSA HISTÓRIA?

P. A. - Caro leitor. Você sabe que atitudes como esta, não se coaduna com a minha personalidade; E que comentários como este só podem partir de mentes mesquinhas com intuito de nivelar as pessoas por si, desacreditando-as: Fique tranquilo, saiba que ao Prefeito Antonio Peixoto eu tenho e devo respeito, pela envergadura do cargo que o povo da minha terra o confiou. Ao grupo político a que pertenço, em especial a Ednólia Melo, além do respeito confiança irrestrita.


04º. LEITOR – PROFESSOR ASSIS, O SENHOR PARTICIPOU DA ADMINISTRAÇÃO DO SAUDOSO ROBERTO VARELA E DE DONA EDNÓLIA MELO. QUAL DAS DUAS ADMINISTRAÇÕES TRABALHOU MAIS POR CEARÁ-MIRIM?

P. A. - Há um equívoco na pergunta do leitor. Não participei das administrações do Dr. Roberto Varella, fui entretanto seu correligionário e admirador, alegrando-me por desfrutar ainda que superficialmente de sua amizade e atenção. Todavia em matéria de realizações por Ceará-Mirim, todos nós sabemos que ninguém fez mais que Ednólia Melo.


05º. LEITOR – ASSIS, VOCÊ SEMPRE FOI VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA DE CEARÁ-MIRIM. COMO “ANDAM” A EDUCAÇÃO E A CULTURA EM NOSSA CIDADE?

P. A. - Tenho ouvido reclamos e até desabafos de algumas pessoas, mas acho por bem não comentar, prefiro registrar aqui em forma de pedido, o que ouço pelas ruas:
Tragam de volta:
- O coral Araraú.
- A escola de artes.
- As quintas especiais.
- A orquetra municipal (Márcia Pires).
- A biblioteca nas escolas.
- A escola de dança.
- Os memoráveis saraus literários.
- Os concertos da banda de música.
- As expçosições de artes.
- Os grandes espetáculos teatrais da semana santa em frente a matriz.


06º. LEITOR – É MUITO DIFÍCIL MILITAR NA POLÍTICA DE CEARÁ-MIRIM SEM FAZER DESAFETOS. VOCÊ “COLECIONA” ALGUNS? POR QUÊ?

P. A. - Deve existir alguns, porém quando não estou no governo, procuro ser moderado nas opiniões e quando no governo, atencioso e acessível, esta postura ameniza as relações.


07º. LEITOR – SE VOCÊ CHEGASSE A SER PREFEITO DE CEARÁ-MIRIM, QUEM APROVEITARIA DA ADMINISTRAÇÃO PEIXOTO OU NINGUÉM DESSE GRUPO TERIA CHANCE EM SUA ADMINISTRAÇÃO?

P. A. - É difícil o impensável. Porém hipoteticamente, poderia até que todos fossem aproveitados desde que atendessem aos requisitos:
1- competência.
2 - Desfrutassem de confiança.
3 - Tivessem o aval da população.


08º. LEITOR – O MONSENHOR RUY MIRANDA É O TIPO DE PESSOA QUE VOCÊ GOSTA OU DETESTA, SEMPRE FOI TAXADO COMO POLÊMICO. VOCÊ É UM FIEL DEFENSOR DO MONSENHOR. O QUE ELE REPRESENTA NA SUA VIDA E NA VIDA DOS CEARAMIRINENSES?

P. A. - Esclarecendo: Nada tenho inclusive vínculos empregatícios, que tenham tido a interferência ou a influência do monsenhor Ruy. Nunca fui sequer acólito, beato ou coisa parecida. Católico de janela cativa na matriz ou na igreja Santa Terezinha, sempre fiz em forma de ajuda ou oferta a seu pedido, o que as oportunidades e a vida me permitiu fazer e estas atitudes em muito me aproximaram dele, que nunca me solicitou nada para si. Sei que é alvo de críticas e até injustiças, porém, diante de mim ninguém as apregoa sem o meu repúdio.
Tem o meu reconhecimento, porque trabalhou pela igreja, pela educação onde chegou a ser professor e secretário e por Ceará-Mirim. E o meu aplauso pela sinceridade e retidão.


09º. LEITOR – NÃO LHE CONHEÇO PESSOALMENTE, MAS SEMPRE ME FALAM BEM DA SUA PESSOA. DIZEM QUE VOCÊ NUNCA FUGIU DAS SITUAÇÕES QUE LHE SÃO IMPOSTAS. DIANTE DISSO, QUERIA QUE O NOBRE PROFESSOR RELACIONASSE, DENTRO DO MUNDO POLÍTICO DE CEARÁ-MIRIM, CINCO PESSOAS SIMPÁTICAS E CINCO ANTIPÁTICAS.

P. A. - Muito obrigado a você pelo reconhecimento, assim como aos que vêem em nossas ações a idéia de servir. Assim sendo vai aí os cinco simpáticos:
1 - Ednólia Melo
2 - Márcia Dantas
3 - Maria Leonor Soares da Câmara
4 - Ruy Pereira Júnior
5 - Fabrício Gaspar
Obs: Os antipáticos o povo ja conhece.


10º. BLOG - FAÇA UMA AVALIAÇÃO DO GOVERNO PEIXOTO.

P. A. - Uma avaliação do atual governo feita por mim, poderia não soar muito bem e até servir de álibi em algumas situações, não sirvo ao governo, não trabalhei para sua instituição, me sentindo portanto com liberdade para a declaratória: "A melhor avaliação é a do povo".


Deixo aqui o registro da minha confiança no futuro da nossa terra, e bem estar do nosso povo.

2 comentários:

Ceicinha Câmara disse...

Caro João!
Podes acreditar! De todas as entrevistas do "Papo 10" aqui em seu blog, está com o Professor Assis, foi a melhor! O pouco que conheço desta pessoa simpática, sei que ele realizou um ótimo trabalho cultural.
Admiro-o como pessoa, como pedagogo, como poeta e como grande incentivador da cultura cearamirinense.
Parabéns, amigo, por essa bela entrevista, com respostas coerentes e inteligentes!
E ao Professor Assis, daqui do outro lado do Atlântico, na terra de Camões e Fernando Pessoa, mando-lhe o meu cordial abraço!

Ceicinha Câmara

Anônimo disse...

Parabéns pelo o papo 10 João, mais uma vez mostrando ser altentico. E falar do Prefessor Assim, mais uma vez mostrou ser vedadeiro, pena que pessoas como ele não estão à frente pela melhoria de uma Ceará-Mirim linda.