18/03/2010

LULA É MULTADO


Ministro do TSE aplica multa a Lula por propaganda antecipada

O ministro-auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias aplicou multa no valor de R$ 5 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata do PT às eleições deste ano e ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O ministro, contudo, rejeitou a acusação feita pelo PSDB contra a ministra. A legenda pode recorrer ao TSE para que a ação seja submetida ao plenário da Corte Eleitoral. Na ação, o PSDB sustenta que, em evento realizado em 29 de maio de 2009 no Rio de Janeiro, Lula teria usado a inauguração de um complexo esportivo construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para promover a ministra. Para o ministro do TSE, ao interagir com o público presente à cerimônia, Lula antecipou a propaganda eleitoral. “Tenho que a propaganda eleitoral antecipada, no mínimo em sua forma dissimulada, efetivamente se configurou em razão do que tenho como verdadeira exortação, logo a seguir, no arremate do seu discurso: ‘Eu espero que a profecia que diz que a voz do povo é a voz de Deus esteja correta neste momento’”, argumentou Dias em seu voto. “Afinal, ao interagir com os que assistiam à cerimônia, para inclusive dizer que esperava estar correto o que afirmavam, isto é, que a segunda representada [Dilma Rousseff] seria essa ‘outra pessoa’ para a qual entregaria o mandato, tenho que o primeiro representado findou por incorporar ao seu próprio discurso a aclamação do nome da segunda demandada”, concluiu. Em outra representação, também sobre propaganda eleitoral antecipada, o julgamento no TSE foi interrompido com um placar empatado. Três ministros aceitaram acusação de propaganda eleitoral antecipada contra o presidente e a ministra com pagamento de multa no valor de R$ 5 mil cada um. O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, e o ministro Fernando Gonçalves acompanharam o voto de Felix Fischer, desfavorável ao presidente e à ministra. Contudo, o julgamento da ação foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro. DEM, PPS e PSDB baseiam a acusação de propaganda antecipada nos discursos proferidos por Lula e Dilma na inauguração da Barragem Setúbal, em Minas Gerais, em 19 de janeiro de 2010. Segundo a ação, o presidente afirmou, no discurso, que é importante que o governo inaugure o “máximo de obras possível” até o fim de março para “mostrar quem foram as pessoas que ajudaram a fazer as coisas nesse país".

Um comentário:

Walney disse...

NOSSA IMPRENSA "ALTAMENTE"TENDENCIOSA


Não é novidade para ninguém a tendência tucana da nossa imprensa, em especial Rede Globo e Revista Veja. Recebi a VEJA desta semana (10/03/2010) onde o destaque da capa era "CAIU A CASA DO TESOUREIRO DO PT", é logo trataram de vincular isso a Candidatura de Dilma. Na mesma capa, logo abaixo do destaque, vem o seguinte comentário: "O petista que vai cuidar das finanças da campanha de Dilma Rousseff é apontado em inquérito como pivô de um esquema que desviou dezenas de milhões de reais e abasteceu o caixa dois da campanha de Lula em 2002". Reportagem essa que ocupa 09 páginas da revista. Você pode até pensar: Mas é apenas uma denuncia! Não significa apoio ao governo A ou B! Poucas páginas depois desta edição temos outra reportagem com o título: “À ESPERA DO VOO TUCANO”, mostrando a estratégia de anuncio da candidatura do Serra pelo PSDB.
Na sua concepção fundamental, a imprensa era para ser um instrumento de informação, imparcial de preferência. O povo é quem deve tirar suas próprias conclusões. Porém isso é uma utopia, nossa imprensa dita regras de moda, convivência familiar (È só assistir as novelas), e sempre tenta eleger o candidato dos seus interesses. Devem está bastante irritados, não conseguiram impor seus “escolhidos” em 2002 e 2006, a vontade popular optou por Lula Presidente. Agora vão tentar novamente escolher por nós, como se fossemos cegos. Será que não enxergamos o salto de qualidade, principalmente social, ocorrido no Governo Lula.
Vamos ficar alerta com o desenrolar da campanha presidencial. Afinal não podemos deixar Globo, veja, etc, elegerem novamente candidatos para benefícios próprios.
Abraços!
Walney