04/03/2010

EXECUTIVOS DA CPLF VISITAM RN

Os executivos da CPFL Energia, maior companhia privada do setor elétrico brasileiro, virão ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (04) para participarem da FT-Eólicas (Força Tarefa) que a Secretaria de Energia do RN está promovendo conjuntamente com a Federação das Indústrias (Fiern).

Segundo o secretário de Energia do RN, Jean-Paul Prates, a CPFL Energia foi uma das empresas mais bem-sucedidas no leilão de energia realizado em dezembro passado. A empresa construirá um parque eólico no Estado, com sete plantas, que entrarão em operação em 2012. O empreendimento, que demandará investimentos de R$ 768 milhões, ocupará uma área de 2.290 hectares, com área de influência direta dos aerogeradores de aproximadamente 830 hectares.O parque eólico da CPFL funcionará com 94 aerogeradores e será montado com torres de 98 metros de altura.

Já computados os empreendimentos do leilão, em 2012, a CPFL Energia, com 188 MW de potência instalada, será responsável por 6% de toda a geração eólica no Brasil, cujo parque abrigará 3.268 MW de potência instalada.

Além disso, empresa criou a CPFL Bio Formosa para o desenvolvimento do segundo projeto de geração à biomassa – Projeto Baía Formosa, com investimentos de R$ 127 milhões. Com a entrada em operação da CPFL Bio Formosa serão adicionados 25 MW à potência instalada de geração a partir de 2011.

A empresa ocupa atualmente a quarta colocação entre os maiores geradores privados do país, com 1.737 MW de potência instalada

Veículo elétrico

A CPFL Energia apresentou no Seminário e Exposição de Veículos Elétricos e 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos seu novo modelo realizado em parceria com a Edra Automotores, de Rio Claro/SP. O utilitário elétrico da CPFL é fabricado com alumínio e tem autonomia para rodar entre 90 a 120 km a uma velocidade de 80 km por hora, com bateria de lítio. Chega a transportar até 350 kg de carga e dois passageiros, sem gerar emissão de gás carbônico ou gases tóxicos.

Nenhum comentário: