
Secretário fala sobre paralisação e protesto de agentes de Saúde e vê “motivação política”
O secretário de Saúde da Prefeitura de Ceará-Mirim, Fernando Lessa, lamentou e repudiou o protesto promovido pelos agentes comunitários de saúde. Alguns agentes participaram de protesto na manhã de hoje, na praça ao lado do Solar Antunes, sede da Prefeitura, quando anunciaram indicativo de greve da categoria. De acordo com os agentes, o motivo é o atraso no pagamento dos meses de janeiro e fevereiro.
De acordo com o secretário, os recursos financeiros para o pagamento dos agentes comunitários de saúde são de responsabilidade do Governo Federal. O repasse é feito ao município entre os dias 10 e 15 de cada mês. Cabe à Prefeitura fazer complemento dos recursos. Portanto, o único mês em atraso é o de janeiro, uma vez que os recursos referentes a fevereiro somente serão repassados pelo Governo Federal entre os dias 10 e 15 de março.
Fernando Lessa informou,ainda, que a Prefeitura tem cumprido rigorosamente o compromisso de efetuar o pagamento dos salários dos agentes até 72 horas após o repasse do Governo Federal.
O secretário municipal de Saúde ressaltou, ainda, que os agentes ou representantes jamais procuraram a Prefeitura para discutir sobre este ou qualquer outro assunto de interesse da categoria. “Estamos abertos ao diálogo”, frisou o secretário.
Na próxima segunda-feira 1º de março, às 10h, uma comissão formada pelos agentes de Saúde será recebida em audiência pelo prefeito Antônio Peixoto.
Quanto à reivindicação dos agentes de Saúde para que a Prefeitura inclua a categoria na sua folha de pagamento de pessoal, Fernando Lessa esclarece que de acordo com a legislação, a prefeitura não tem qualquer obrigação neste sentido, uma vez que os agentes são pagos com recursos repassados pelo Governo Federal.
O secretário considera ilegítima a paralisação dos agentes de Saúde. “Trata-se de um movimento de caráter político, que somente prejudica a população do município”, ressaltou Fernando Lessa.
# GERSON DE CASTRO
Um comentário:
Esse secretario bossau, ainda está repudiando a manifestação dos agentes de saúde? Os caras estão com dois meses de salário atrasados, e ainda não tem direito a fazer uma paralisação? Secretario V.Exa. já era pra ter sido banido, é banido, desta cidade, pois a saúde do nosso município nunca, nunca, nunca esteve tão ruim: pessoas não estão recebendo medicamentos "caros", não estão marcando exames, não estão marcando cirurgias, no hospital está faltando gazes, soro, etc ... V.Exa. tem sorte que o povo de Ceará-Mirim é um povo pacífico, se não já estariam todos fazendo um panelaço na porta de sua secretaria.
Postar um comentário