*A prata de Rebeca Andrade no salto, neste sábado (3), faz com que a ginasta esteja a uma medalha de se tornar a atleta brasileira com mais pódios na história dos Jogos Olímpicos. Ela igualou o recorde dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco medalhas cada. Além disso, repetiu o feito de Isaquias Queiroz (canoagem), que foi três vezes ao pódio na Rio-2016. Com isso, Rebeca Andrade tem a chance de ultrapassar Scheidt, Grael e Isaquias já na próxima segunda-feira (5). A ginasta irá disputar as finais da trave e do solo – que seriam medalhas inéditas na sua carreira. Com base no desempenho obtido na final por equipes, Rebeca conquistaria pódio no solo e terminaria a decisão da trave na quinta posição. Rebeca já havia superado as marcas da ex-jogadora de vôlei Fofão e da judoca Mayra Aguiar, que conquistaram três medalhas ao longo da carreira. Além disso, ao se classificar para cinco finais, superou as marcas de Jade Barbosa (Pequim-2008) e dela mesma, em Tóquio, disputada em 2021. Em ambos os casos, as ginastas haviam competido em três decisões nos Jogos.
*Após o ditador Nicolás Maduro pedir que a Suprema Corte confirme sua suposta vitória, o tribunal venezuelano solicitou que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) lhe apresente as atas de votação da eleição presidencial. A oposição, por sua vez, defende que essa análise não é de competência da Corte e que essa é mais uma tentativa do ditador de legitimar sua fraude, visto que o tribunal é alinhado ao regime chavista. A solicitação pelas “atas de votação das mesas eleitorais em nível nacional” e a “ata de totalização definitiva” foi feito pela Sala Eleitoral da Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), no mesmo dia em que o CNE reafirmou Maduro como vencedor do pleito. O órgão eleitoral sustenta que o ditador tenha acumulado 52% dos votos, contra 43% para o opositor Edmundo González Urrutia. Entretanto, segue ignorando os reiterados pedidos da comunidade internacional pelos dados que comprovam o resultado. A oposição, por outro lado, diz que, com base em contagem paralela, Urrutia venceu com 67% dos votos contra 30% do chavista.
*O influenciador digital Igor Viana foi preso, nesta sexta-feira (2), em Goiânia (GO). Ele é suspeito de desviar doações feitas para filha com paralisia cerebral. A Polícia Civil disse que ele estava acompanhado da mãe da criança em um apartamento alugado na capital. A defesa de Igor disse que se surpreendeu com a prisão e destacou que ele colaborou com a investigação, já prestou esclarecimentos a autoridade policial e forneceu os documentos e objetos solicitados. De acordo com a delegada Aline Lopes, um mandado de prisão pelo crime de estelionato foi expedido na última quinta-feira (1º). Viana disse à polícia que se sentia ameaçado em Anápolis (GO) e, por isso, estava em Goiânia. Lopes afirmou que o influenciador estava atrapalhando as investigações. – Ele estava atrapalhando as investigações e chegou a apresentar um celular antigo ao invés do atual que ele usava. Com isso, conseguimos a prisão preventiva dele – contou a delegada.
*O presidente da França, Emmanuel Macron, fez questão de dar um abraço e consolar a judoca Romane Dicko, que nesta sexta-feira (2) foi derrotada pela atleta brasileira Bia Souza nas Olimpíadas de Paris. O embate da categoria acima de 78kg, ocorreu na Arena Champ-de-Mars, contando com a presença de muitos torcedores franceses, incluindo o presidente que não escondeu que torcia para Dicko, atleta número 1 do ranking mundial. Naquele dia, a brasileira derrotou a francesa por ippon na semifinal, e garantiu mais uma medalha para o Brasil. Depois deste jogo, Bia Souza enfrentou a israelense Raz Hershko e conquistou a medalha de ouro para o Brasil.
*Dores crescentes no pescoço, ombros e braços podem significar que o corpo está sendo afetado por tempo demais dedicado às telas eletrônicas. É um sinal de que o indivíduo desenvolveu a chamada Síndrome do Pescoço de Texto: o “text neck” é um termo usado para descrever a dor no pescoço relacionada à má postura adotada durante o uso do telefone celular, tablets, computadores e outros dispositivos eletrônicos portáteis, por longos períodos. Quando não se busca o tratamento adequado, a dor se irradia e pode causar problemas de articulação, coluna e até visão. O “pescoço de texto” é descrito como uma síndrome causada pelo esforço repetitivo do pescoço em que a estrutura fica flexionada para frente e para baixo por períodos prolongados. Um estudo recente mostrou que 79% das pessoas entre 18 e 44 anos usam o celular a maior parte do tempo. Esse hábito altera a postura do pescoço que tende a ficar curvado para frente, causando as dores que afetam a coluna cervical, ombros, braços e mãos. Segundo o médico, a cabeça projetada para frente pode aumentar até cinco vezes seu peso natural sobre a coluna. Quanto maior for a inclinação do pescoço, maior será a sobrecarga mecânica sobre a cervical. Essa questão é mais preocupante em crianças, já que suas cabeças são maiores em relação ao tamanho do corpo. Pode-se dizer que o público infantil tem um risco muito maior de desenvolver problemas musculoesqueléticos na região do pescoço e cervical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário