14/07/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, confirmou que o homem que foi morto no comício de sábado é o bombeiro Corey Comperatore. O morador do estado da Pensilvânia se jogou sobre a mulher e a filha para protegê-las enquanto tiros eram disparados contra o ex-presidente Donald Trump. “Acabei de falar com a esposa e com as duas filhas de Corey”, disse Shapiro. “Corey era um pai de meninas. Corey era bombeiro. Corey ia à igreja todos os domingos. Corey amava sua comunidade. Mais especialmente, Corey amava sua família.” Shapiro descreveu Comperatore como um “apoiador ávido do ex-presidente” e disse que ele estava animado por estar no comício. “Perguntei à esposa de Corey se não haveria problema se eu compartilhasse o que conversamos. Ela disse que tudo bem. Ela também pediu que eu compartilhasse com todos vocês que Corey morreu como um herói”, continuou Shapiro. “Corey se jogou sobre sua família para protegê-los ontem à noite neste comício”, disse ele. Shapiro disse que “todos os líderes precisam baixar a temperatura e superar a retórica odiosa que existe e buscar um futuro melhor e mais brilhante para esta nação”.


*O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um breve pronunciamento na Casa Branca neste domingo (14) sobre o atentado contra o candidato e ex-presidente dos EUA, Donald Trump. “Uma tentativa de assassinato vai contra tudo o que defendemos como nação, tudo mesmo. Isso não representa quem somos como país. Isso não é a América, e não podemos permitir que isso aconteça. A união é o objetivo mais difícil de alcançar, mas nada é mais importante do que isso”, disse o presidente, que também deve fazer outro pronunciamento mais tarde, às 21h no horário de Brasília. Nesta tarde, Biden teve uma reunião com autoridades de segurança e, no sábado (13), conversou por telefone com Trump. As informações foram confirmadas pela Casa Branca. “Tivemos uma conversa rápida, porém boa com ele [Trump]. Estamos rezando por ele e sua família”, acrescentou Biden neste domingo. Biden mencionou ainda que as autoridades de segurança ainda não possuem informações sobre a motivação do atirador, apesar de já saberem sua identidade. Ele pediu a todos que evitassem fazer suposições sobre os motivos ou afiliações do suspeito.


*O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), manifestou-se neste domingo 14 sobre o ataque ao ex-presidente Donald Trump. Pacheco alertou para a sucessão de “atos extremistas que vêm se repetindo mundo afora” e pediu “reflexão urgente sobre esse estado permanente de ódio”. “Atos extremistas e violentos vêm se repetindo mundo afora, não só na esfera política, e uma reflexão urgente sobre esse estado permanente de ódio se impõe. Ou ampliamos a busca pela convivência pacífica e democrática, ou veremos outras tragédias acontecerem”, afirmou Pacheco. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, também condenou o atentado contra o ex-presidente Donald Trump. Para o presidente do STF, “a vida civilizada é feita de ideias e não de agressões”.


*As hepatites virais são tema do mês de conscientização Julho Amarelo, campanha que chama a atenção da sociedade para a importância da imunização e do diagnóstico precoce dessas infecções. Em Natal, unidades de saúde pública recebem atividades durante todo o mês, com o intuito de combater a doença. Entre as ações, estão testagem rápida, vacinação e palestras. A professora do Departamento de Enfermagem da UFRN, Edilma Costa, estava na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mirassol nesta terça-feira (9) acompanhando a imunização. Segundo ela, é crucial se prevenir e estar atento aos sinais da doença. Ela conta que a UBS Mirassol está realizando testes rápidos, independentemente da presença de sintomas, nas quartas-feiras à tarde e nas quintas de manhã. Quanto à vacina, ela diz que observa uma procura significativa, especialmente de adultos que visam complementar ou reforçar o ciclo vacinal. “A vacina de hepatite é feita desde o momento em que o bebê nasce. Ele já toma na maternidade uma primeira dose, e depois ele toma [outras doses] através de uma vacina chamada pentavalente”, explica. No entanto, grupos como profissionais de saúde e pessoas em hemodiálise devem reforçar as doses de vacina por estarem expostos a sangue constantemente. Uma das formas de transmissão da hepatite B é o ato sexual. As hepatites A, B e C são as mais comuns no Brasil, mas há outros tipos, como a medicamentosa. Conforme a professora Edilma Costa, o tipo A é comum na infância, sendo transmitido por meio de material contaminado, e “a hepatite C geralmente é bem mais intensa”. Em Natal, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), havia 52 casos de hepatites virais até abril de 2024. Já em 2023, foram notificados 85 casos. Os principais sintomas da infecção são amarelamento dos olhos na parte da esclera, dor abdominal, dor na região do fígado e fraqueza, diz o estudante Guilherme Fernandes, que é supervisionado por Edilma. O teste é realizado via coleta de sangue. As ações do Julho Amarelo se estendem nesse período, e o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho.


*Um dia depois de ser alvo de uma tentativa de assassinato, o ex-presidente Donald Trump confirmou que irá comparecer à Convenção Nacional Republicana que começa nesta segunda-feira em Milwaukee, no estado de Wisconsin. Em uma publicação em sua rede social, a Truth Social, Trump disse que considerou adiar a viagem em dois dias, mas que decidiu que não poderia “permitir que um atirador ou potencial assassino forçasse uma mudança na programação”. “Portanto, irei para Milwaukee, conforme programado, às 15h30, hoje”, completou o ex-presidente. A mensagem de Trump vem horas depois de, ainda na noite de sábado, autoridades do Partido Republicano confirmarem a presença dele no evento. “O presidente Trump está ansioso para se juntar a todos vocês em Milwaukee enquanto prosseguimos com nossa convenção para nomeá-lo para servir como o 47º presidente dos Estados Unidos”, afirmaram, em nota divulgada horas após o atentado. Os preparativos para convenção republicada já estavam sendo realizados em Milwaukee para um esquema de segurança que lidasse com milhares de manifestantes. Com uma marcha convocada para segunda-feira, a cidade havia solicitado apoio policial de Wisconsin e Chicago. O local principal da convenção é o Fiserv Forum, uma arena no centro da cidade. A convenção também terá eventos paralelos em outros dois pontos da cidade.


*Argentina e Colômbia se enfrentam na final da Copa América no Hard Rock Stadium, em Miami, Estados Unidos, neste domingo 14, às 21h. A partida será transmitida pela Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada), com acompanhamento em tempo real pelo Placar UOL. As duas seleções chegam invictas à final e lideraram seus respectivos grupos na primeira fase da competição. A partida também marcará a despedida de Ángel Di Maria da seleção argentina. O atacante de 36 anos confirmou que este será seu último jogo, apesar dos pedidos de seus companheiros para que continue. A Colômbia retorna a uma final de Copa América após 23 anos, tendo conquistado seu único título na competição em 2001.

Nenhum comentário: