08/06/2024

ARGENTINA: FORAGIDOS DO 08/01 TEM PEDIDO DE EXTRADIÇÃO FEITO PELA PF

8/1: PF pedirá a Argentina que extradite 65 foragidos

A representação da Polícia Federal (PF) em Buenos Aires está coordenando esforços para incluir os nomes dos foragidos dos atos de 8 de janeiro na Rede Anfast de capturas, que faz parte da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol). Em resposta, o Brasil solicitará ao governo argentino a extradição desses indivíduos. As informações são do comentarista Valdo Cruz, da GloboNews.

As estimativas da corporação é que hajam ao menos 65 dessas pessoas na Argentina. Algumas delas solicitaram refúgio ao governo de Javier Milei.

Nesta quinta-feira (6), a PF executou ao menos 208 ordens judiciais emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que incluíram prisões e a instalação de tornozeleiras eletrônicas em 18 estados e no Distrito Federal. Até o momento, foram efetuadas 50 prisões e 159 pessoas ainda estão foragidas.

Segundo a corporação, “a Polícia Federal vai listar todos os condenados que possivelmente estejam na Argentina e, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, encaminhará os pedidos de extradição, em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores e o Supremo Tribunal Federal”.

Um assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que esse caso servirá como um teste para avaliar o nível da cooperação entre Brasil e Argentina, e se o país vizinho seguirá as normas jurídicas internacionais. No governo, há o temor que Milei recuse entregar os investigados devido à sua proximidade com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário: