25/05/2024

RN VOLTA A PRODUZIR CAFÉ

Quem quer café? Pequenos produtores retomam cafeicultura no RN na onda do aumento do interesse pela bebida

Pequenos produtores do Rio Grande do Norte estão retomando plantações de cafés que estavam paralisadas há décadas, de olho no aumento do interesse do mercado de cafés especiais e gourmets. São filhos e netos de volta à cultura que já foi dos seus antepassados.

O processo recebe incentivo de entidades como o Sebrae, que vem trabalhando no fomento da cafeicultura no estado. Segundo a instituição, pelo menos 16 propriedades potiguares são atendidas e já produzem variedades do grão, em municípios como Jaçanã, Cerro Corá, Portalegre e Martins. Em média, elas contam com dois hectares de café.

Esta sexta-feira (24) é o Dia Nacional do Café, uma das bebidas mais apreciadas pelo brasileiro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo nacional em 2023 foi equivalente a 5,12 kg de café torrado por habitante - o maior volume desde o início da série histórica em 1985.

As produções potiguares se concentram principalmente em regiões de clima mais ameno, como as serras. É o caso da fazenda da família de Diogo Castro, que tem uma relação antiga com a bebida. O produtor retomou a plantação de café depois de quase 30 anos.

Na década de 1950, o avô de Diogo, Firmino Gomes de Castro, tinha uma indústria de torrefação de café, aberta primeiro em Natal e depois transferida para Parnamirim, na região metropolitana da capital.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa: 

Nenhum comentário: