23/05/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio ao show da cantora Madonna, realizado no Rio de Janeiro em 4 de maio. O pedido foi apresentado ao colegiado por deputados aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. No pedido, os parlamentares afirma que o show, realizado na praia de Copacabana, promoveu “vilipêndio à fé da maioria da população brasileira, e do conteúdo nocivo apresentado, de forte viés erótico”. O requerimento é dos deputados Chris Tonietto (PL-RJ), Cristiane Lopes (União-RO), Clarissa Tércio (PP-PE), Dr. Allan Garcês (PP-MA) e Julia Zanatta (PL-SC). Além do show da Madonna, foram alvo de repúdio Anitta, Pabllo Vittar, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o governador do estado, Claudio Castro (PL).


*Entre 50 e 100 escolas estaduais ou municipais no estado de São Paulo devem ser transformadas em escolas cívico-militares ainda neste ano. O projeto é uma aposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que começa a ganhar forma após ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (21). O governador tem 15 dias para sancionar o projeto de lei. O Programa Escola Cívico-Militar irá direcionar pelo menos um policial militar da reserva para cada escola selecionada. Serão priorizadas as escolas com: – índices de rendimento escolar inferiores à média estadual; – índices de vulnerabilidade social; – índice de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono). O programa poderá ser implementado em unidades escolares já existentes ou em novas. Além das escolas estaduais, municípios também poderão aderir à iniciativa do governo paulista.


*Na terça-feira (21), a vereadora Tainá de Paula (PT) sofreu uma tentativa de assalto na porta de sua casa. O episódio aconteceu na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. A parlamentar usou uma rede social para falar sobre o ocorrido. – Pessoal, aviso: acabo de sofrer uma tentativa de assalto na porta de casa. Dois homens armados tentaram nos render, a mim, família e motorista. Todos preocupados, mas bem, vivos. Vamos avaliar o que fazer amanhã dialogando com as autoridades. Não vão nos intimidar – escreveu Tainá, no Instagram. A vereadora revelou que os bandidos tentaram entrar no veículo, mas ela conseguiu fechar a porta.


*Um homem foi morto a tiros durante a tarde desta quinta-feira (23) em Extremoz, cidade da Grande Natal. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar (BPM), a vítima foi atingida com disparos na cabeça. O crime ocorreu em uma borracharia em um trecho da Estrada de Genipabu, no distrito de Campinas. A vítima, cuja identidade ainda não foi confirmada, estava realizando uma troca de pneus em seu veículo, quando foi surpreendida por quatro homens em três motocicletas. Eles efetuaram disparos que atingiram a cabeça da vítima. Apos o crime, os policiais isolaram a área até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a fim de remover o corpo e iniciar as investigações. De acordo com informações colhidas pelos policiais, o homem lidava com o vício em drogas e havia saído de uma clínica de reabilitação há pouco tempo.


*Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte investiga a existência de uma "central de Fake News" que opera no estado com a intenção de criar e disseminar notícias falsas sobre autoridades, com fins políticos e manipulação da opinião pública. Segundo o MP, as apurações iniciais da "operação DesFarsa" revelaram um esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis em redes sociais, uma delas contando atualmente com mais de 20 mil seguidores, voltadas a beneficiar interesses políticos e pessoais dos envolvidos. "As informações são criadas conforme o interesse dos clientes para influenciar e formar a opinião pública, bem como com o propósito de coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas", informou o MP.


*O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (23), em Brasília, multar senadores e deputados em R$ 30 mil por terem feito publicações nas redes sociais associando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao satanismo durante a campanha eleitoral de 2022. Por unanimidade, os ministros consideraram ter havido propaganda eleitoral negativa contra o candidato. Os parlamentares compartilharam um vídeo em que o influenciador Victor Stavale, autodenominado satanista, admite ser apoiador de Lula. Nas postagens, foram feitos comentários associando os apoiadores de Lula ao satanismo. Foram multados os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Carla Zambelli (PL-SP), assim como os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG).

Nenhum comentário: