07/05/2023

OPOSIÇÃO NÃO: EQUIPE DE LULA 'PASSA PENTE FINO' NOS JORNALISTAS

Equipe de Lula submete jornalistas a uma rigorosa revista para evitar “opositores infiltrados”

A equipe de segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva submeteu jornalistas credenciados pela Secretaria de Comunicação Social e pelo Itamaraty a um rigoroso processo de revista. Os profissionais tiveram de aguardar no hall de entrada de uma das alas do hotel no qual o líder brasileiro estava hospedado — ele já embarcou de volta para o Brasil — e só depois de toda averiguação, levados em grupos para a sala de conferência onde ocorreu uma entrevista coletiva.

O grande temor na equipe de Lula era de que bolsonaristas infiltrados impusessem constrangimentos ao presidente. A tensão era tamanha, que os repórteres tiveram de guardar as garrafas de água que portavam dentro das mochilas. Apenas instrumentos de trabalho poderiam ficar à vista de pelo menos oito policiais federais. Jornalistas que chegaram por volta das 16h (local), horário marcado para a entrevista, foram impedidos de entrar.

Lula teve de enfrentar um grupo de opositores na entrada da residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, na sexta-feira (05/05). Da porta do número 10 da Downing Street era possível ouvir impropérios contra o presidente. O governo britânico, no entanto, viu com muitos bons olhos a presença de Lula em Londres tanto para uma reunião bilateral com Sunak quanto para a coroação do rei Charles III.

Correio Braziliense

Nenhum comentário: