05/04/2023

EM MG ASSEMBLEIA APROVA EM 1º TURNO REAJUSTE DE 258% NO SALÁRIO DO GOVERNADOR ZEMA

Em 1º turno, Assembleia aprova reajuste de 258% para Zema

Nesta terça-feira (4), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou em primeiro turno (com 45 deputados estaduais a favor e 21 contrários) um aumento de 258% no salário do governador do Romeu Zema (Novo).

Se a proposta for aprovada também em segundo turno, a remuneração do chefe do Executivo do estado será alinhada à realidade, já que havia expressiva defasagem há anos. Com o aumento, o salário passará de R$ 10.500 para R$ 37.589,96.

– Para Minas continuar avançando, é preciso atrair e manter os mais competentes nos quadros técnicos. São mais de 15 anos de congelamento dos salários dos secretários estaduais, situação incompatível com o cargo. Agradeço à ALMG que apresentou, a meu pedido, PL que resolve o problema – disse Zema no Twitter, no dia 24 de março.

Ao assumir o estado, o governador do Partido Novo chegou a registrar um compromisso em cartório de só receber sua remuneração quando todos os servidores públicos estivessem com seus salários em dia, mas uma lei (16.658/2007), que trata da remuneração dos cargos, proíbe que o governador abra mão de seus vencimentos.

– Eu disse que não ia receber salário. Ele até cai na minha conta e algumas horas ou dias depois está sendo doado para entidades. Continuo não fazendo uso de nenhuma remuneração do estado – disse Zema ao portal Estado de Minas, indicando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) como uma das destinatárias de suas doações.

Nenhum comentário: