14/04/2023

ABC E AMÉRICA PODERÃO TER TORCIDAS DE VOLTA

Autoridades indicam volta das duas torcidas para final do Estadual entre ABC e América

A final do Campeonato Estadual de 2023, entre ABC e América, deverá ter a presença das duas torcidas tanto no jogo da ida quanto na volta. Foi o que indicaram autoridades de segurança pública nesta sexta-feira (14), durante audiência na Assembleia Legislativa para debater o assunto.

A audiência foi proposta pelo deputado estadual Coronel Azevedo (PL), que vem pedindo a volta das duas torcidas.

“Nosso objetivo para realizar esta audiência é buscar a aplicação do Estatuto do Torcedor. O esforço de todos é buscar unir na Casa do Povo representante dos diversos órgãos com o objetivo de transformar para melhor o que já existe e garantir espaço de paz e lazer para as famílias e pessoas de bem. O esporte envolve o comércio, os serviços, turismo. E duas equipes em boa fase influenciam no aumento da presença do torcedor em campo”, disse Coronel Azevedo na abertura do debate.

Desde o ano passado, os clássicos entre ABC e América são disputados no Rio Grande do Norte com torcida única, por recomendação do Ministério Público Estadual. A decisão foi tomada após episódios de violência entre torcedores dentro e fora do estádio.

O promotor de Justiça Luiz Marinho, responsável pela fiscalização do cumprimento do Estatuto do Torcedor no RN, defendeu o fim da torcida única, mas pediu, antes disso, a adoção de algumas medidas de segurança, como o cadastro de todos os integrantes de torcidas organizadas – que não se opuseram a fornecer os dados.

“O MP não foi o fomentador da medida (de torcida única), foram os fatos. Não podemos permitir que no primeiro jogo atos de vandalismo retornem, para deixar autoridades e as próprias torcidas desmoralizadas”, afirmou o promotor.

Dirigentes de ABC e América estiveram na audiência e também pregaram a volta das duas torcidas.

“Futebol faz parte da economia do estado do RN, do país. Futebol gera muita receita, emprego e renda. Precisa ser tratado diferente. Muitas vezes não se pensa na quantidade de pessoas empregadas direta ou indiretamente na cidade. Sou empresário, e quando entrei no futebol percebi o quanto o futebol ajuda pessoas. Não vamos deixar isso acabar”, disse Bira Marques, presidente do ABC.

Gerente de marketing do América, Antônio Neto se colocou à disposição para colaborar com o retorno das duas torcidas. “Estamos cientes e queremos colaborar com a segurança pública. Pedir também a reflexão por parte de ambas as torcidas, é triste ver o torcedor entrar no estádio com tapumes para não receber pedradas”, afirmou.

As finais do Estadual ainda não têm datas definidas. A previsão é que os jogos sejam disputados em maio. Antes das partidas, a cúpula de segurança vai se reunir com o Ministério Público e os clubes para definir o esquema de segurança. Durante a audiência, houve a solicitação para que os clubes reforcem a estrutura em seus estádios, especialmente no Frasqueirão, para que as torcidas possam se deslocar com segurança, com isolamentos físicos. Atualmente, algumas áreas só são isoladas por agentes de segurança.

O deputado federal General Girão (PL) se colocou à disposição para disponibilizar emendas parlamentares para reforçar a segurança no entorno dos estádios.

Cúpula de segurança

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, fez questão de ressaltar o trabalho que vem sendo realizado pelos policiais potiguares. “As forças de segurança do RN têm o dever e obrigação de garantir a segurança das pessoas, do patrimônio, a responsabilidade paira sobre os ombros de todos nós. Estamos juntos nessa luta, precisamos de paz nos estádios”, disse.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico, ressaltou que a decisão por torcida única no Estado foi tomada em conjunto por diversos órgãos. “Em virtude do número enorme de problemas, depredações, agressões, ameaças. Nós temos que separar o joio do trigo. E para isso, precisamos ter relação das torcidas organizadas”, alertou.

Alarico destacou ainda que a média de torcedores nos jogos do ABC e América nos estádios aumentou após a determinação por torcida única.

Portal 98FM

Nenhum comentário: