01/03/2023

SENADOR DOS EUA QUER SANÇÃO CONTRA O BRASIL APÓS O RJ RECEBER NÁVIOS DE GUERRA IRANIANOS

Navios iranianos: Senador dos EUA quer sanção contra o Brasil

O senador republicano Ted Cruz, dos Estados Unidos, comentou que a chegada de navios de guerra do Irã no porto do Rio de Janeiro representa “uma ameaça direta a segurança dos americanos”. O parlamentar americano afirmou ainda que todas as companhias brasileiras, incluindo o próprio porto, que fornecerem quaisquer tipo de serviços aos iranianos estão sob risco de receberem sanções, em decorrência das leis antiterrorismo americanas.

– O governo Biden é obrigado a impor sanções relevantes e reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA. Se o governo não fizer isso, o Congresso deveria forçá-lo – publicou Cruz em seu site.

Na mesma nota, o senador também chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “chavista” e o acusou de ser “alinhado contra os EUA”.

– Ou esses riscos [da chegada dos navios iranianos] não foram transmitidos, ou os brasileiros não se importaram – pontuou.

Os navios iranianos ficarão atracados no Rio de Janeiro até o dia 4 de março e a Marinha do Brasil não deu nenhuma resposta até o momento à declaração do senador americano.

Nenhum comentário: