08/03/2023

CEARÁ-MIRIM: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL PRESTA HOMENAGEM AS MULHERES

Hoje dia internacional da mulher, o que temos a comemorar?

Entendo que o dia 8 de março é, principalmente, um dia de muita luta e também, um dia de lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas, o que é pouco ainda, diante do potencial humano, intelectual que tem aquelas que são as geradoras de vida.

No entanto num país como o nosso onde a cada seis horas, uma mulher é assassinada, o entendimento que chego é que continuamos queimando nossas mulheres igual as irmãs que morreram naquele 25 de março de 1911, na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist nos Estados Unidos, um dos sinistros, que deram origem a "comemoração" do dia internacional da mulher.

Um dia que tem que ser comemorado com muito protesto, um dia de luta e de chamar atenção da sociedade e dos poderes constituídos, para a desigualdade, para a discriminação, para a misoginia e práticas de submissão, ao qual a sociedade ainda impõe as nossas guerreiras.

Aqui na nossa cidade, quando não tínhamos a Delegacia da Mulher, estatisticamente 50% dos registros, ainda tratava de violência doméstica envolvendo as nossas mulheres, hj acredito que não tenhamos baixado esses números, mas, com a especializada em funcionamento, passamos a ter uma atenção especial.

A nossa Patrulha Maria da Penha do Município, fruto de um compromisso de campanha eleitoral do prefeito Júlio César, operada pelas bravas e bravos Guardas Municipais, demonstra a sensibilidade de uma gestão comprometida com o povo e com suas causas sociais.

Os resultados de todos o trabalho pode ser traduzido pela redução da reincidência nos casos acompanhados pela Patrulha. Temos uma rede de proteção funcionando perfeita harmonia,, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Defesa Social, o Ministério Público, a Delegacia de atendimento a Mulher da Polícia Civil, a Justiça Estadual, através do Fórum Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal da Mulher, das Minorias e da Igualdade Racial, que tem promovido as campanhas de valorização, palestras e os cursos com o intuito de valorizar, as mulheres como um todo, mas sobre tudo as vítimas de violência doméstica assistidas.

Precisamos evoluir, através da educação, da conscientização, da formação do caráter e da busca de um novo comportamento na nossa sociedade, de homenagem e respeito as grande protagonistas da vida. Nesse dia a minha comemoração e em forma de protesto e ao mesmo tempo, como cidadão, de respeito as donas da arte de gerar a vida, dizendo que, o lugar de mulher é onde ela quiser e a nossa obrigação e respeita-las. Temos muito a conquistar ainda e o trabalho não para.

Carlos Paiva (Secretário Municipal de Defesa Social de Ceará-Mirim/RN).

Nenhum comentário: