11/03/2023

CADEIA PÚBLICA DE CEARÁ-MIRIM/RN ALFABETIZA SESSENTA INTERNOS

Sessenta internos são alfabetizados na Cadeia de Ceará-Mirim

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), o Tribunal de Justiça (TJ) e o Serviço de Assistência Rural e Urbana (SAR), entregaram na tarde desta sexta-feira 10 os certificados de alfabetização para 60 privados de liberdade da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim. No RN, 88 internos fazem curso superior e outros 798 estão matriculados em cursos regulares.

Os alfabetizados participaram da ação “Educação e Trabalho: Estrada para o Futuro”, uma iniciativa desenvolvida pelo SAR, em parceria com o Programa Novos Rumos da Execução Penal, integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário do TJ, garantindo o acesso à educação aos privados de liberdade. Em setembro de 2022, foram formadas 4 turmas com aulas regulares e presenciais às segundas, quartas e sextas, totalizando 185 horas/aula.

Participaram da entrega dos certificados, o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, o Juiz da 2ª Vara Regional da Execução Penal e do GMF, José Vieira Figueredo, a coordenadora da educação prisional da Subcoordenadoria da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Cultura, Raimunda Nadja, o coordenador do SAR, diácono Márcio Francisco, a coordenadora do Programa Novos Rumos do GMF, Guiomar Veras, o diretor da Cadeia Pública, policial penal João Vitor, e a diretora do Departamento de Promoção à Cidadania, policial penal Vilma Paixão.

O secretário Helton Edi parabenizou os internos e agradeceu o trabalho dos professores e dos policiais penais. “Espero que essa ação possa se multiplicar para que outros internos acolham essa oportunidade”, disse. O juiz José Vieira ressaltou que “a alfabetização é o primeiro passo rumo às boas escolhas e ao melhor caminho”. Onze professores, dois coordenadores e uma assistente social estiveram envolvidos no projeto.

Na unidade, 60 internos estão matriculados na alfabetização e 30 no ensino fundamental, em aulas ministradas por professores da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC). Cem participam do projeto “AJUFE por um Mundo Melhor”.

Nenhum comentário: