09/02/2023

SEGUNDO A OMS LÁ VEM PANDEMIA - VAMOS NOS PREPARAR

H5N1: “Devemos nos preparar para nova pandemia”, diz OMS

Nesta quarta-feira (8), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou sobre a recente disseminação da gripe H5N1 para mamíferos. Segundo ele, o risco para humanos é baixo, mas mesmo assim é preciso se preparar para uma possível pandemia.

A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa virtual, na qual jornalistas do mundo inteiro tiveram acesso ao assunto, pois recentemente lontras, martas e leões marinhos foram infectados com a gripe aviária.

Tedros lembrou que os casos de infecção da H5N1 em humanos são raros desde que a cepa da gripe surgiu em 1996.

– Não podemos dar como certo que esse continuará sendo o caso e devemos nos preparar para qualquer mudança no status quo – declarou o diretor-geral da OMS.

Uma série de condições para que o vírus não seja transmitido para humanos foi apresentada, entre elas, a indicação para que animais selvagens, mortos ou doentes, não sejam tocados pelas pessoas que não estejam autorizadas. O conselho é que, nesses casos, as autoridades sejam chamadas.

– A OMS também continua a se envolver com os fabricantes para garantir que, se necessário, suprimentos de vacinas e antivirais estejam disponíveis para uso global – completou.

A OMS está monitorando os casos e pede que as autoridades locais e nacionais façam o mesmo.

Nenhum comentário: