05/02/2023

MAIS DE 2 MIL HOMENS SÃO PRESOS NA ÍNDIA POR CASAMENTO COM MENORES - DENTRE ELES SACERDOTES

Índia: 2,1 mil homens são presos por casamento com menores

A polícia indiana prendeu mais de 2 mil homens em operação para reprimir casamentos infantis ilegais entre adultos e meninas com menos de 18 anos. As prisões ocorreram durante esta semana, disseram autoridades.

Entre os presos estão pelo menos 50 sacerdotes hindus e clérigos muçulmanos de Assam, disse o chefe da polícia estadual, Gyanendra Pratap Singh.

– Até agora prendemos 2.169 homens com base em 4.074 casos policiais registrados – disse Singh.

Muitos casos de casamento infantil em Assam, Estado de 35 milhões de habitantes, não são denunciados. Apenas 155 ocorrências foram registradas em 2021, e 138 em 2020, de acordo com o Departamento Nacional de Registros Criminais do país.

Na Índia, a idade legal para casar é 21 anos para homens e 18 para mulheres. Pobreza, educação precária e normas e práticas sociais, principalmente nas áreas rurais, são consideradas razões para matrimônios infantis ilegais.

As TVs mostraram a prisão de homens enquanto mulheres jovens com bebês nos braços, choravam e protestavam contra as detenções.

– Estávamos lutando e de alguma forma conseguindo sobreviver. Éramos felizes juntos. Quem vai prover nosso sustento agora que meu marido foi preso – perguntou uma jovem.

Singh disse que os casamentos infantis são uma das razões para as altas taxas de mortalidade infantil e materna do Estado.

– Pedi à polícia de Assam que agisse com um espírito de tolerância zero contra o crime imperdoável e hediondo contra as mulheres – disse Himanta Biswa Sarma no Twitter, principal autoridade eleita do estado.

O Parlamento da Índia está considerando uma legislação para aumentar a idade para o casamento das mulheres de 18 para 21, a fim de alinhá-la com a dos homens e promover a igualdade de gênero.

O ministro da Mulher e Desenvolvimento Infantil da Índia, Smriti Irani, disse ao Parlamento, na sexta-feira (3), que a mudança permitiria que as meninas concluíssem sua educação formal e alcançassem a independência econômica, além de atingir a maturidade física e psicológica.

Nenhum comentário: