14/02/2023

DESNUTRIÇÃO EM BEBÊS MENORES DE UM ANO NO RN CHEGOU A 25 INTERNAÇÕES EM 2022

Rio Grande do Norte registrou 25 internações de bebês menores de um ano por desnutrição em 2022

O Rio Grande do Norte registrou 25 internações de bebês menores de um ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais em 2022. As informações constam no Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados também apontam que entre as regiões do país, o Nordeste fica à frente com 1.175 hospitalizações.

As crianças com desnutrição grave devem ser adequadamente diagnosticadas e necessitam de internação hospitalar até que este risco diminua e elas possam, então, ser acompanhadas em outros níveis de atenção à saúde, inclusive em domicílio. Nesse nível, é essencial que haja a ação efetiva do cuidador e o apoio deve ser dado por trabalhadores de saúde devidamente capacitados em reabilitação nutricional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a desnutrição como a ingestão alimentar inadequada que resulta em déficit de peso e de estatura e deficiência de micronutrientes.

Os determinantes de saúde mais reconhecidos da desnutrição infantil incluem:
- Baixo peso ao nascer;
- Falta de aleitamento materno;
- Desnutrição materna e;
- Anemia da mãe e da criança.

A baixa escolaridade materna, renda familiar insuficiente, falta de saneamento básico, deficiências na realização do pré-natal, maior número de filhos e deficiências no acompanhamento pelos serviços de saúde das crianças que compõem o grupo de risco, também são motivos para a deficiência nutricional.

O Ministério da Saúde informa que a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem papel essencial na identificação de indivíduos com desnutrição, na avaliação de fatores de risco, na orientação e no acompanhamento. A assistência à saúde para populações em situação de vulnerabilidade requer que os fatores de risco conhecidos sejam identificados e as ações para a prevenção da desnutrição sejam implementadas.   

A pasta orienta que o pré-natal é a primeira oportunidade para promover ações de prevenção da desnutrição infantil no âmbito da APS. Além disso, o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e a alimentação complementar saudável, com continuidade da amamentação até os 2 anos de idade, são algumas ações para prevenir essa condição. Entretanto, ainda dependem de medidas amplas, para além de ações no campo da saúde pública, que sejam eficientes no combate à pobreza e à fome.

TN

Nenhum comentário: