04/02/2023

DANOU-SE: SUPOSTO BALÃO ESPIÃO CHINÊS É DERRUBADO POR MILITARES DOS EUA

Militares dos EUA derrubaram suposto balão espião chinês na costa leste; país chegou a fechar alguns aeroportos

Os militares dos Estados Unidos derrubaram neste sábado (4) o suposto balão espião chinês sobre o Oceano Atlântico, informou uma autoridade do governo americano.

O balão foi visto pela primeira vez no céu sobre Montana no início desta semana e viajou pelo meio do país seguindo os padrões climáticos antes de deixar os Estados Unidos neste sábado.

Aeroportos fechados

Antes de o balão ser abatido, a Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu uma parada de solo para aeroportos em Wilmington, Carolina do Norte; Charleston, Carolina do Sul; e Myrtle Beach, Carolina do Sul. A FAA também restringiu o espaço aéreo perto de Myrtle Beach “para apoiar o Departamento de Defesa em um esforço de segurança nacional”.

Entenda situação

Autoridades dos EUA disseram na quinta-feira (2) que um balão espião chinês estava sobrevoando o país há alguns dias, no que seria um ato descarado poucos dias antes de uma viagem planejada a Pequim pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

A China disse nesta sexta-feira (3) que o dirigível que estava sobrevoando os Estados Unidos tinha fins meteorológicos civis e outros objetivos científicos e lamentou que tenha se desviado para o espaço aéreo norte-americano.

CNN Brasil

Nenhum comentário: