09/02/2023

'CONCENTRAÇÃO DE IDEIAS ERRADAS' - DIZ EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL SOBRE LULA

Armínio Fraga sobre Lula: “Concentração de ideias erradas”

Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, vê com preocupação o risco fiscal no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, após os reiterados ataques do petista à autonomia do Banco Central. Conhecido por ser um dos pais do Plano Real, o economista diz que as falas de Lula criam “tensões”.

– O presidente e membros do governo vêm colocando desejos voluntaristas à frente da atuação de uma instituição que tem autonomia e independência para buscar um objetivo definido pelo governo – disse em entrevista à revista Veja.

Segundo Armínio, Lula se concentra em achar um culpado para um eventual fracasso de seu governo.

– As falas envolvem uma concentração de ideias erradas, mais do que achar uma desculpa ou um culpado por um eventual fracasso do governo, seja pelo descumprimento da meta de inflação ou por um eventual baixo crescimento – pontuou.

Já em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o ex-presidente do Banco Central disse que ainda é cedo para qualquer conclusão em relação ao terceiro mandato de Lula. Mas ponderou:

– O Brasil tem sido uma vítima histórica de más ideias, de uma ideologia mal implantada, uma visão velha, frequentemente intervencionista, capturada por grupos de interesse – declarou.

Nenhum comentário: